sexta-feira, 2 de abril de 2010

EXPRESSÃO ARTÍSTICA – ARTETERAPIA NAS EMPRESAS




Nos tempos atuais, a busca incessante por melhores resultados, a pressão pelo aumento de produtividade, o custo de vida cada vez mais caro, enfim, uma série de fatores levam o indivíduo a perceber que o trabalho deixou de ser uma fonte de prazer e realização e passa a se tornar um peso a carregar em nome da sobrevivência. A consequência disso é muito nítida nas corporações: baixa produtividade, problemas de relacionamento entre funcionários e gestores, baixa estima dos colaboradores, falta de expectativa de futuro, stress…

O Instituto de Psicologia e Controle do Stress Marilda E.N. Lipp cita algumas das principais características observadas em ambientes empresariais com grau de stress preocupante. A empresa pode ser avaliada se apresenta sinais de stress nos últimos 10 dias:

Sintomas de stress em empresas
redução na produtividade;
redução na qualidade do trabalho;
absenteísmo ( falta ao trabalho );
aumento do número de acidentes ou erros;
sinais de indecisão por parte dos chefes de departamentos;
discussões ou demonstrações de irritabilidade;
Comentários maliciosos sobre os outros funcionários;
desconfiança manifesta;
alcoolismo;
atrasos constantes.

Pensando em melhorar esses ambientes as empresas lançam mão de artifícios que possibilitem o resgate da auto-estima através de atividades lúdicas e abstratas em que os colaboradores possam fazer parte sem se preocupar com cobranças ou julgamentos.

A Psicóloga com especialização em PNL e Arteterapia Sonia Ribeiro Goncalves, escreve em seu artigo “A Arteterapia nas empresas” (http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=21055):

“No atual sistema globalizado, é primordial para uma empresa possuir funcionários pró-ativos. Quanto mais criativos se tornam, mais soluções descobrem.
Os empresários ganham funcionários mais motivados e que trabalham melhor em equipe, com bom humor, saudáveis emocionalmente, portanto mais produtivos.
A arteterapia tem se tornado uma aliada para os profissionais de RH, pois é uma técnica que resgata o potencial criativo do homem, proporciona o aumento da autoconfiança, nos aproxima do desconhecido e amplia a capacidade mental de produzir uma imagem e transportá-la para o processo de criação.
Uma das contribuições desta técnica na empresa é o de, através de um processo cognitivo, instrumentalizar seus funcionários para a busca de novas saídas para as questões presentes no cotidiano organizacional.
A Arte propicia também a capacidade de o funcionário relacionar harmonia e senso estético com maneiras equilibradas de viver e desenvolver tarefas.
Conseqüentemente, a empresa ganha um funcionário mais habilidoso, seguro e criativo o que é primordial para o mundo corporativo. Outra vantagem de se usar a Arte terapia na empresa é o seu baixo custo, pois os materiais utilizados, como tintas, pincéis, papéis, lápis de cor, giz de cera, cola, sucata, entre outros são materiais de pequeno investimento”.

É um relação ganha-ganha para todas as partes envolvidas, mostrando que cada vez mais veremos o crescimento desse tipo de atividade dentro das empresas.

Texto-sentido baseado no texto: Expressão Artística e Teleatendimento: Perspectivas para a Melhoria de Qualidade de Vida no Trabalho, de Renata Marques Rego.

Autor: Wagner Bastos Mendes


11 comentários:

  1. Uma abordagem muito bem elaborada por nosso caro colega wagner, pois essa e a realidade vivida por todos nos durante nossa jornada de trabalho e na qual tem a cada dia se agravando cada vez mais tornado os trabalhadores como se fossem escravos, sendo assim a necessidade da utilização de novas metodologias para a ampliação da satisfação e melhorias do ambiente de trabalho.
    MARCIO DE ANDRADE SALES,MATR: 10110172, 1º SEMESTRE GESTAO COMERCIAL.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem feito o texto, sabemos que poucas as empresas fazem realmente esse trabalho com seus colaboradores, trabalhei na CONTAX e apesar de todos os problemas e e tambem todas as vantagens, uma das vantagens era que lá tinhamos a oportunidade de fazer um trabalho desse tipo, onde assim, sempre renovava as forças para uma nova jornada de trabalho!

    WALTER PASCHOAL - GESTÃO EM MARKETING - SALA 6 - NOITE

    ResponderExcluir
  3. Muito bem elaborado raramento as empresas olham o lado do trabalhador nas suas policas adiministrativas e essas empresas estão perdendo uma grande oportunidade de melhorar seu desempenho pois as que ligam para seu trabalhador estao crescendo muito.

    João Paulo Batista Barbosa-Gestão em marqueting-sala 6-Noite

    ResponderExcluir
  4. As empresas têm apostado muito quando se trata do que é melhor para seus colaboradores e isso tem vários benefícios, como uma melhor qualidade no trabalha a ser desenvolvido e fazendo com que o dia de trabalho se torne um clima agradável e leve. Além disso, trás um conhecimento extra, podendo despertar varias ocupações, liberando estresse e preocupações.

    Maria Euterla Albano Gomes
    Recusos Humanos 1º Semestre

    ResponderExcluir
  5. A arte terapia nas empresas é fundamental pois proporciona os funcionarios um momento de descontração, para não ficarem no estresse de apenas baterem as metas,assim melhorando a qualidade de vida tanto pessoal com profissional.
    joana darc cardoso 1° semestre recursos humanos

    ResponderExcluir
  6. A arteterapia nas empresas é um projeto em ação revolucionario, tem causado o bem estar grandes nas empresas e na vida dos funcionarios que são as pessoas principais que move as empresas, temos o empresário que faz o seu envestimento, temos o administrado que cordenar os investimentos, e temos o funcionarios marioria que movem a empresa, e por eles serem maioria se a arteterapia não funciona os risco de falência são grandes.
    Pois um funcionario estrssado, mau-humorado, descontente com a empresa ele pode acaba com a empresa, e a arteterapia agir dentro da empresa assim desvia 90% dos problemas pessoais e profissionail atigirem o consumidor.
    Esse investimento é fundamental em uma empresa, pois empresários vivem de investimento, se dar lucro ele nem pensa, não deixa de ser uma maneira financeira de ajudar os funcionarios em pro da empresa mais o importante é que todos ganhem no final, e que esse tipo de trabalho como a arteterapia sejam feitos em todo o tipo de empresa para bem social,finaceiro,e pessoal.

    Michele Tabosa
    Administração North Shopping

    ResponderExcluir
  7. A arteterapia nas empresas é um projeto em ação revolucionario, tem causado o bem estar, grandes nas empresas, e na vida dos funcionarios, que são as pessoas principais que movem as empresas, temos o empresário que faz o seu investimento, temos o administrador que coordenar os investimentos, e temos os funcionarios maioria que movem a empresa, e por eles serem maioria, se a arteterapia não funcionar os risco de falência são grandes.
    Pois um funcionario estressado, mau-humorado, descontente com a empresa, ele pode acaba com a empresa, e a arteterapia agindo dentro da empresa, assim desvia 90% dos problemas pessoais e profissionais, do funcionario com o consumidor e a empresa.
    Esse investimento é fundamental em uma empresa, pois os empresários vivem de investimento, se dar lucro, ele nem pensa,investe mesmo, não deixa de ser uma maneira interesseira de ajudar os funcionarios, em pro da empresa, mais o importante é que todos ganhem no final, e que esse tipo de trabalho, como a arteterapia sejam feitos em todo o tipo de empresa para bem social,finaceiro,e pessoal.

    Michele Tabosa
    Administração North Shopping

    ResponderExcluir
  8. Então, como vem abordando nesse texto, a cada dia as empresas estão mais globalizadas e se preocupando mais com o seu lucro e na produtividade e assim acaba se esquecendo do principal colaborador, que são os seus funcionários.
    Muita das grandes empresas, que tem um numero muito grande de funcionários, não estão se preocupando com o seu bem-estar.
    A arte terapia é uma forma muito boa e que já estar sendo utilizada em algumas empresas, pois ela ajuda a aliviar o stress e esquecer os nossos problemas, ou pelo menos por alguns instantes.

    Paulo Anderson –
    Gestão de Recursos Humanos
    1º Semestre sala 2 noite
    Sede - North Shopping

    ResponderExcluir
  9. Lidiane Rodrigues da Silvaira9 de abril de 2010 às 14:50

    A Arte Terapia é a arte ilimitada unida ao processo terapêutico, que transforma a Arte Terapia em uma técnica especial. Resgatando o potencial criativo das pessoas, buscando a psique saudável e estimulando a automia e transformação interna, para reestauração de ser.É um recurso rico, pois o indivídou planeja, analisa, fica atento, concentrado, organizado e paciente.

    ResponderExcluir
  10. Thyanne Ingredy Pires Chaves9 de abril de 2010 às 14:59

    Arte Terapia é a obra de arte que consegue por si só, transmitir sentimentos como alegria, desespero, angustia, infelicidade, de maneira única e pessoal. E tem como objetivo, favorecer o processo terapêutico de forma que o indivíduo entre em contato com conteúdos internos e muitas das vezes inconscientes, que foram barrados por algum motivo expressando assim sentimentos e atitudes, até então desconhecidos.

    ResponderExcluir