quarta-feira, 7 de abril de 2010

Grécia, Filosofia, Psicologia


Buscou-se no artigo proposto delinear o início do desenvolvimento intelectual na civilização ocidental, partindo do ponto onde a história registrada sob a concepção do homem determina ser o berço da civilização: a Grécia.

O texto expõe a concepção de filosofia, o saber, e o que levou a seu desenvolvimento, que foi a necessidade de compreender o mundo e a natureza, algo não definido na crença mitológica, nascida por sua vez para explicar os já citados mundo e natureza, mas não abrangia os porquê.

De forma sucinta define os períodos da Grécia antiga citando os filósofos pré-socráticos, passando por Platão, Aristóteles até uma conclusão de como se percebeu a necessidade de novo nível de conhecimento que foi a Psicologia, conceituando assim a Filosofia como um apêndice da Psicologia.

Os sofistas ou pré-socráticos são definidos como filósofos que se preocupam com glória, proeminência e dinheiro; e julgavam haver respostas subjetivas para as questões da alma, da natureza. Sócrates chega para mudar essa realidade, sua passagem marca o ponto da busca pelo objetivo, por regras que regem a realidade, por leis universais. Platão fio além, foi á metafísica, ao cosmológico. Sua peculiaridade seria a concepção de que sensações não constituem sua origem, mas constituem a oportunidade de revivê-las, de relembrá-las, a chamada Lei da Associação.

Aristóteles forma a idéia da universalidade, buscando a confirmação de leis universais pelo chamado indução. Por conclusão vemos a Psicologia alicerçada sobre a Filosofia.

Autor: Cidcley Barbosa

4 comentários:

  1. Elaine Cristine de Lima Sousa
    1°Semestre
    Administração - Campus North Shopping

    Não foi por conta do acaso e nem uma hístória inventada, mas sim fatos contretos que a Grécia ficou conhecida como berço da civilização e cultura. Pois de lá surgiram importantes pensadores que com seu modo de ver e interpretar situações e curiosidades que o mundo hoje é de pessoas "pensantes",em sua maioria conscientes mais que os outros. Atualmente não ficamos "quebrando a cabeça" para entender, descobrir o porquê das coisas, exemplos: porque o ceú é azul ou porque as ondas vem e vão, tudo é tão simples agora é só acessar a internet e pesquisar. Esses homens não tinha internet mas conseguiram ao meu ver ficar um grande passo a frente de sua época, eles desenvolviam teorias, pesquisavam ,estudavam, estudos estes que demoravam até anos para serem concluídos. Muitos morreram por suas teorias e idéias, mas tantos esforços valeram apena pois estas pessoas que se preocupavam tanto para decobrir os "porques" internos e externos que acabou por desenvolver oque conhecemos e chamamos de psicologia e filosofia. Que nos ajudar hoje a entender mais sobre nós,emoções, sentimentos e o sentido.

    ResponderExcluir
  2. Francisca Claudiane Germano Cadarço.9 de abril de 2010 às 10:01

    Sócrates,Platão e Aristóteles na investigação do mundo,do homem e do próprio conhecimento e como as descobertas realizadas por esses pensadores,
    influenciaram a fundamentação do objeto e objetivo da Psicologia.Nesse sentido,a questão da própria racionalidade como força propulsora. Sejam elas no âmbito social, político, econômico, cultural e científico,
    realizando modificações no e para o homem.

    ResponderExcluir
  3. Sócrates,Platão e Aristóteles na investigação do mundo,do homem e do próprio conhecimento e como as descobertas realizadas por esses pensadores,influenciaram a fundamentação do objeto e objetivo da Psicologia.Nesse sentido,a questão da própria racionalidade como força propulsora. Sejam elas no âmbito social, político, econômico, cultural e científico,
    realizando modificações para o homem.


    Francisca Claudiane Germano Cadarço - Recursos Humanos 1º semestre - FANOR North Shopping - sala 2

    ResponderExcluir
  4. Para mim há uma grande importância nesse artigo, a arte terapia é algo no qual todas as empresas que tem o telemarketing como cartão de visita devem ter, em um ambiente de trabalho fechado no qual os funcionários passam o tempo todo ouvindo reclamações e até mesmo insultos por conta da empresa em que trabalha, tendo sempre que reverter o quadro a favor de sua empresa e mater o cliente satisfeito.A arte terapia serve para manter seus funcionários com o seu psicológico e até mesmo seu corpo saudável.
    ANA CAROLINA FREIRE ARAÚJO
    CURSO:GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

    ResponderExcluir