sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sobre Ciência


A ciência está envolvida em tudo, desde o inicio da vida até o mais profundo, em que, só quem realmente conhece pode entender.Ninguém consegue definir o que é ciência, nem mesmo os próprios cientistas.

Em relação a religião e a crença, Newton usava a palavra de Deus em suas definições, mas ao longo do tempo a ciência foi se distanciando e podemos dizer que foi Laplace quem começou a excluir Deus do cosmos e do domínio científico.

Podemos também dizer que senso comum é um pensamento aceito em determinado meio social, que não utiliza a ciência em seus conceitos, e que temos como exemplo o sol; dizemos que ele gira em torno da Terra, mas a ciência nos mostra que nós giramos em torno do sol.

Ao falarmos de Revolução Científica vem em nosso pensamento “choques” entre o avanço da ciência e a vida humana.Avanço esse que cria uma “vida” tentando se aproximar ao máximo com a verdadeira vida.

Então, a ciência é algo indefinível, sem fronteiras, fascinante que a cada dia vem crescendo, inovando, enfim, ao relacionarmos com senso comum sabemos que ela não é utilizada e isso é uma das causas para essas Revoluções Científicas que nos regozija e ao mesmo tempo nos traz um sentimento de medo, por não saber até onde isso nos influencia e nos afeta.

Autor: Savio Ney

18 comentários:

  1. todo conhecimento precisa ser desenvolvido e elaborado testado analisado. O senso comum é de vital importancia par aque o conhecimento cientifico se desenvolva... a Ciencia sempre nos prometeu a solução para nossos mazelas porem o que temos vistos é que tais situaçõe sso tem evoluido . claro que o conhecimento cientifico é relevante e por isso temos que buscálo e nos aprimorar cada vez mais na nossa busca pelo saber

    Pedro Denis da Silva
    RH - FANOR I SEMESTRE

    ResponderExcluir
  2. Realmente é dificio para nós que temos uma maior nossão de tudo que sabemos atravéz do senso comum sabermos definir ao certo o que é a ciência propriamente dita. É certo que a ciência é todo estudo que tem como base uma teoria e um sentido.
    Concordo com o comentário anterior quando ele fala que toda ciência começa atravez do senso comum. Realmente a ciência é algo facinante como fala o texto, pois quando nos aprofundamos nela descobrimos um mundo de novas e intereçantes informações.

    Nertan Carlos Gurgel Filho
    Gestão em Marketing - 1º Semestre

    ResponderExcluir
  3. Censo comum e conhecimento cientifico é um assunto muito complexo, pois envolve: opniões, crenças, estudos e etc... mas ambos jamais podem serem isolados, já que precisamos de todas as explicações tecnicas que a ciência pode nos fornecer e nos auxiliar diante de nossas dúvidas ou falta de conhecimentos, também precisamos de uma certa dose de censo comum para que certa forma continuemos a ser orgânicos

    Lindemberg Medeiros
    Gestão em Marketing - FANOR 1º Semestre

    ResponderExcluir
  4. O senço comum vê muitas vezes fatos e acontecimentos imediatos das coisas, caracteriza-se pela subjetividade é ditado pelas circunstãncias, já o conhecimento cientifico vê problemas e obstaculos, ele busca conhecimento cientifico experimentação e verificação dos fatos através da lei.Diferente do senso comum que muitas vezes é marcado pelo sentimento.‼
    Raimunda Soares
    Recursos Humanos
    1º semestre (FANOR).

    ResponderExcluir
  5. Pessoas, em geral, recorrem a suas próprias observações dos fatos cotidianos para constituir um conjunto de conhecimentos que lhes permita entender, de forma mais ou menos ordenada, como funciona o mundo em que vivem. Algumas, mais que outras, defendem este empirismo como critério da verdade e tendem a adotar o senso comum em detrimento do conhecimento científico.

    RH_ RECURSOS HUMANOS

    Romulo Jardel de Oliveira Silva

    ResponderExcluir
  6. SEM A CIÊNCIA O HOMEM NÃO TERIA CONSCIÊNCIA DE SI E DOS MÚLTIPLOS ACONTECIMENTOS A SUA VOLTA, NO ENTANTO Á MEDIDA QUE O INDIVIDUO OBTÉM CONHECIMENTO ELE SE LIBERTA DA IGNORÂNCIA, DIFERENTEMENTE DA CIÊNCIA O SENSO COMUM É INTUITIVO COM FORTE INCLINAÇÃO PARA ERROS,SOBRE TUDO SÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS POIS OS CONHECIMENTOS SE INTERAGEM PARA QUE ASSIM ENTÃO TENHAMOS UMA VISÃO VERDADEIRA E AMPLA DAS COISAS, DOS FATOS NO TEMPO E NO ESPAÇO DO UNIVERSO.



    RAFAELA SANTOS OLIVEIRA
    RH- GESTÃO RECURSOS HUMANOS
    1º SEMESTRE

    ResponderExcluir
  7. O Senso Comum é um saber que se adquire através da vida que se leva em sociedade, por isso, é um saber informal adquirido de forma espontânea através do contato com o próximo, com situações e objetos que os rodeiam. O senso comum é fundamental é um saber muito simples, superficial e informal, que não exige grandes esforços, ao contrário das ciências, que buscam conhecimentos formais porque requerem um longo processo de aprendizagem e conhecimento.


    Jessica Braga Ferreira
    Gestão em Recursos Humanos
    Matricula: 10110161
    1° Semestre

    ResponderExcluir
  8. O ser humano sempre busca a verdade concreta seja pela a ciência ou pelo sua própria sabedoria, distanciando-se e ao mesmo tempo completando-se em suas vastas opiniões, teorias e práticas.O Senso Comum não se caracteriza pela investigação, pelo questionamento, ao contrário da ciência, ele fica no imediato das coisas, é subjetivo, ou seja, é dado por opiniões, emoções e valores de quem o produz.

    SARA RAVENA F. DE CASTRO
    GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
    1° SEMESTRE

    ResponderExcluir
  9. Desde os primórdios da humanidade o homem tenta desvendar os misterios do ser através de crenças e experimentos científicos,sendo que não se chega a uma verdade absoluta, posto que existem várias verdades para um mesmo ponto dependo de quem o analisa. Muitos indivíduos não conseguem discenir o certo do errado utilizando o bom senso para apaziguar situações, gerenciar conflitos e buscar melhorias, seja na vida ou no trabalho. Censo comum não tem nada de científico, mas temos que respeitar os conhecimentos populares diante dos resultados positivos que os mesmos trazem para todas as classes sociais.Adriana Santos Gestão de Recursos Humanos

    ResponderExcluir
  10. O senso comum acredita na verdade incontestável do dia a dia do homem. Não tem medo de errar, julgar ou sentir. Acreditar em seus conceitos é uma forma de ter fé e enfrentar a sociedade, mas não se pode dizer que seus conceitos sejam de uma base concreta.
    Já na ciência, a cada dia surgem novos fatos, novas evidências, novas descobertas que a qualquer momento poderá ser contestada. Sua verdade é racional, podendo até ,os cientistas serem considerados na sociedade como ateus.

    RAQUEL DE SOUZA ALMEIDA
    RECURSOS HUMANOS- 1 SEMESTRE

    ResponderExcluir
  11. A ciência a cada dia que passa,dependendo do ponto de vista,nos aproxima ou nos distancia de Deus. Tudo aquilo que acreditamos desde sempre a ciência busca provar que de alguma formna está errado ou que não é bem do jeito que pensamos... Outras vezes faz coisas tão inacreditáveis que somente com um ser supremo,um Criador que é possível... Enfim é muito paradoxal estudar ciência,mas os resultados são satisfatórios!!

    Tibúrcio Rebouças.
    Gestão em Recursos Humanos - 1º Semestre.
    FANOR

    ResponderExcluir
  12. Daniele de Sousa Lima9 de abril de 2010 às 13:01

    No seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.

    A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.

    Ciência refere-se tanto a:
    • Investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico;
    • O corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.
    A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.

    DANIELE DE SOUSA LIMA
    GESTAO EM RECURSOS HUMANOS – 1º SEMESTRE
    CAMPUS NORTH SHOPPING

    ResponderExcluir
  13. é realmente a ciência busca o conhecimento constante e é bem verdade que já não se sabe o limite a fronteira pois quanto mais se descobri mais se que descobrir,e nesse descobrir ela vai se distanciando cada vez mais do senso comum e de crenças dogmas da sociedade,comprovando fatos e criandos teses,mas como se diz por aí é essencial manter a essência,então cada acredita naquilo que lhe parece ser verdade independente de senso comum ou cientifico.

    KELSON ANGELO RODRIGUES
    GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS-1º SEMESTRE
    CAMPUS NORTH SHOPPING

    ResponderExcluir
  14. é realmente a ciência busca o conhecimento constante e é bem verdade que já não se sabe o limite a fronteira pois quanto mais se descobri mais se quer descobrir,e nesse descobrir ela vai se distanciando cada vez mais do senso comum e de crenças dogmas da sociedade,comprovando fatos e criandos teses,mas como se diz por aí é essencial manter a essência,então cada um acredita naquilo que lhe parece ser verdade independente de senso comum ou cientifico.

    KELSON ANGELO RODRIGUES
    GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS-1º SEMESTRE
    CAMPUS NORTH SHOPPING

    ResponderExcluir
  15. O texto em destaque tem ênfase em vários pensadores, debates e suposições feitas baseadas em grandes estudiosos. Homens que durante toda a historia da humanidade tentam explicar a diferença de ciência e senso comum.
    TALITA FIRMINO DA SILVA
    GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS-1 SEMESTRE
    CAMPUS NORTH SHOPPING

    ResponderExcluir
  16. O senso comum é o que sabemos e vivemos é a verdadeira realidade do homem, a ciência é a base de tudo, são conceitos de estudiosos mais um pouco contrario da presenciada no dia a dia.

    Michelle Rodrigues Matos Marques
    1º semestre
    Gestão de Recursos Humanos
    Sala 02 Noite

    ResponderExcluir
  17. É interessante como a ciência está sempre buscando respostas para acontecimentos, situaçoes, fenomenos através de estudos e tenta comprovar através de fatos e dados velhas teorias.

    Belchior Jr.
    RH. 1º semestre

    ResponderExcluir
  18. O senso comum vê muitas vezes fatos e acontecimentos imediatos das coisas, caracteriza-se pela subjetividade é ditado pelas circunstãncias, já o conhecimento cientifico vê problemas e obstáculos, ele busca conhecimento cientifico experimentação e verificação dos fatos através da lei. Diferente do senso comum que muitas vezes é marcado pelo sentimento.
    ratificando a palavra senso.Data 06/04/10
    Raimunda Soares
    Recursos Humanos
    1º Semestre(FANOR)

    ResponderExcluir