sexta-feira, 2 de abril de 2010

Uso dos corpos


Surgido na época do pós-modernismo o chamado uso e desuso dos nossos corpos, que agora parece desertar de batalhões disciplinares com grandes estratégias e regras impostas pelas indústrias de beleza e pela mídia e a serem cumpridas por nós.
Começa a ser cobrada a partir dessa época que o individuo ponha-se a serviço do próprio corpo, consuma os diversos objetos e serviços de beleza produzidas pelas indústrias de belezas e impostas pela mídia. Agora passamos a obedecer aos padrões que a mídia nos impõe, devemos ser sempre magras, vestir esse ou aquele que esta na moda. Milhões e milhões de cirurgias estéticas são feitas por ano em busca do que a mídia nos diz “ser perfeito”.
Eles estão simplesmente nos enganando com boas maneiras. Estamos nos deixando levar como meros consumidores passivos que aceitam calados e ainda aplaudem eles sugarem cada gota de nosso sangue. Será que ainda vamos aceitar tudo que a mídia nos estabelece?Continuaremos calados e consumindo? nos deixando levar por eles?. O que a mídia vai fazer com nossos corpos nas próximas épocas desse capitalismo selvagem?

Estudantes:Elaine,Geyza,Mariane,Michele,Nixon,Wanderlene.

9 comentários:

  1. Nesse texto o corpo na Pós-Modernidade sofre transformações sociais, culturais, econômicas,e políticas. No capitalismo o corpo é objeto de consumo onde os valores fundamentam-se na auto-realização e felicidade no ato de consumir e a sociedade contemporânea é dominada pelo padrão que a mídia impõe.

    ResponderExcluir
  2. Nesse texto o corpo na Pós-Modernidade sofre transformações sociais, culturais, econômicas,e políticas. No capitalismo o corpo é objeto de consumo onde os valores fundamentam-se na auto-realização e felicidade no ato de consumir e a sociedade contemporânea é dominada pelo padrão que a mídia impõe, desconsiderando as inúmeras desigualdades e diversidades existentes. A preocupação com o corpo saudável, e acima de tudo bonito atravessa contemporaneamente, os diferentes gêneros, faixas etárias e classes sociais.

    ResponderExcluir
  3. É necessário entender que o corpo sofre mudanças desde o nascimento até o envelhecimento e que a sociedade de consumo não consegue suportar todas as marcas e cicatrizes do corpo no tempo. Vivemos em um mundo em que as aparências mandam, o corpo é motivo de grande inquietação. Ainda jovens, os estudantes são estimulados a consumir, a buscar o corpo perfeito a seguir dietas rigorosas, com uso de medicamentos e correções cirúrgicas.

    Cícera Joaline Costa Gonçalves - Recursos Humanos 1º semestre - sala 2 North Shopping

    ResponderExcluir
  4. O corpo enaltecido em todas as suas potencialidades, a mente esquecida em sua totalidade. o homem capitalista se afirma inteligente, anseia um corpo perfeito, consome
    compulsoriamente, trabalha exacerbadamente para somar riquezas... e se mostra, ao contrário, um ser frágil e influenciável, um ser dotado de ignorância. E acaba esquecendo de manter saudável sua verdadeira riqueza: a sua mente.

    ResponderExcluir
  5. Hoje temos a sentimento de que podemos escolher tudo o que queremos independente de tendências, moda, enfim. Na verdade somos influenciados em todosaos aspectos, somos influenciados pelas novelas e cinema sobre o padrão de beleza, o padrão de vestimenta, até um padrão de comportamento; tudo isso visando enaltecer o consumismo em massa, fazendo acreditar que precisamos ser como os astros e estrelas da TV para sermos aceitos, encorporando sempre novas tendências. Mesmo sem querer seguí-los o comercio por sua vez segue estas tendêcias.
    Vejo que nos cabe ter o discernimento para identificar as influências e conscientemente manter acima delas, com nossos próprios padrões.

    ResponderExcluir
  6. MARIA WANDERLENE BEZERRA ALVES
    Estamos vivendo em uma época em que somos o que consumimos, o que temo. a mídia está aproveitando de nossa tolisse e empurando tuda em nós, ela passa uma falsa nessecidade em cadaa um de nós.

    ResponderExcluir
  7. o que acontece e que as pessoas estao se deixando levar pelo luxo,glamour e beleza.estao sendo subordinadas pelos deus do dinheiro e estetica e deixando com que a real beleza e um verdadeiro poder do corpo se apague...ou sejam corrigidos atraves de cirurgias onde buscam perfeiçao,onde acredito eu que estar bem com o seu corpo e estar bem consigo mesma.
    maria eveline barroso sena (recursos humanos)1 semestre fanor north shopping

    ResponderExcluir
  8. Estamos em uma epoca que tudo é entorno da beleza, com isso nosso corpo vai alem do que nois imaginamos, muitas pessoas fazem cada coisa para que o seu corpo seja belo, cheios de curvas e etc. Mesmo que isso não venha gera nada no futuro, as pessoas so pensão no presente elas não se importa muito com os risco, e nois hoje em dia corremos varios risco, tanto fisicamente como psicologicamente, por tanto a estetica e a real beleza que se ver hoje em dia, ninguem fica feliz pelo seu peso, cabelo, fase, ou entao ate seu corpo por inteiro, as pessoas querem saber os que as outras achao do lugar dela mesma achar! Daqui a uns 5 anos, nosso corpo nao vai esta mas o mesmo, então cuide quanto ainda é cedo e der valor a tudo que se tem ! Angelica Caroll Viana ( Recursos Humana ) 1 Semetres FANOR North Shopping

    ResponderExcluir
  9. A dúvida de expressão, do modo de se viver, padrão social que temos que nos igualar para ser aceitos em um mundo capitalista, que até no modo de expressão tenta manipular com suas mãos infiéis, que a qualquer minuto pode te acordar do melhor de todos os sonhos que um dia foi tão desejado serem alcançados.Essa foi uma coclusão que consegui perceber dentro desse texto entre, várias outras formas de expressão que o ser humando usa de ser aceito dentro de um grupo.Kellvin Cosner J. Barros - Fanor North Shopping

    ResponderExcluir