sexta-feira, 2 de abril de 2010

Qualidade de Vida no Trabalho: Um segredo para todos os momentos.


“Estou totalmente convencido de que as fontes de melhoramento são ilimitadas” As pessoas estão sós nos elevadores, no ambiente de trabalho; O diálogo está morrendo, todos vivem ilhados em seu próprio mundo. A qualidade de vida está se deteriorando, o mercado de trabalho é injusto, produz um ser humano doente e não o trata. As empresas devem investir “pesado”, não somente em equipamentos, mas também em pessoas, uma vez que são considerados pilares para quaisquer empresas e por sua vez possuem o poder tanto de alavancar como de arruinar a empresa. Um programa que promovesse os amplos aspectos da qualidade psíquica e social é indispensável, cuidar de gente é primordial. São essas pessoas que irão garantir a competitividade, preocupar-se com o ser humano e seu desenvolvimento significa preocupar-se com a própria empresa, que além de serem defensores do saber, possam construir relacionamento, somem habilidades, talentos e conhecimentos, garantindo o alcance das metas e objetivos sonhados. As pessoas devem ser consideradas um dos maiores patrimônios que a empresa possui, torna-se vital sensibilizar a todos sobre a importância de proporcionar e contribuir com um ambiente saudável da mesma. É importante ter inserido na cultura organizacional o espírito de equipe, o contato com a arte, o compartilhamento e a importância da humanização. Autora:Ruthy Ellen Paola Teixeira Nobre

14 comentários:

  1. Neste texto está expresso o pensamento de todas as pessoas que vivem nesse meio empresarial, que acabam sendo desgastadas devido ao trabalho que lhe é proposto e não existe retorno junto a empresa para a qualidade de vida de todas as pessoas que a movem.Devemos pensar e agir em relação ao que nos foi mostrado nesse texto.
    Sávio Ney

    ResponderExcluir
  2. É importante perceber que qualidade de vida também está relacionada com o nosso ambiente de trabalho. Devemos buscar melhorias e reivindicar por elas, pois somos seres com necessidades especiais e quando não temos o devido tratamento, o corpo e a mente passam a refletir o que estamos sentindo.

    Rivaneire Marques - Mat: 10110157

    ResponderExcluir
  3. Nesse texto está expresso que as empresas estão muito mais preocupadas em estarem bem sucedidas no mercado do que a qualidade de vida de seus colaboradores,que são os principais responsáveis pelo sucesso dessas empresas.Os funcionários precisão de melhores condições de trabalho como atividades de relachamento,arteterapia enfim....Algo que contribua para o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. Assim produzirão mais sem afetar sua qualidade de vida.

    Ana Angélica da Costa/RH-Fanor

    ResponderExcluir
  4. Já existem empresas que se preocupam com a qualidade de vida dos funcionarios, não só na hora do expediente em si, mas também fora dele, “Existem pequenos “mimos” que custam pouco para a empresa, podendo ser ela de pequeno, médio ou grande porte e podem ajudar a criar uma equipe mais satisfeita”. Olha só o que eu vi:

    1. Dia do Aniversário: Experimente dar meio período de bônus para o funcionário que fizer aniversário, assim ele pode curtir esse tempo com a família e fazer coisas importantes no seu dia especial;

    2. Dê tempo para eles: Processos, sistemas e metas dependem de pessoas e pessoas dependem de tempo. Invista em treinamentos e softwares de administração de tempo e produtividade, com foco em ajudar pessoas a terem maior equilíbrio na sua vida pessoal e profissional. Os resultados são rapidamente visíveis;

    3. Alinhe semanalmente o time nas metas importantes da empresa: Faça com que pequenas atividades ajudem a refletir nos indicadores das metas almejadas pela sua empresa;

    4. Faça uma pesquisa de sugestões: Veja como melhorar o clima na empresa. Pequenas ações podem dar excelentes resultados;

    5. Recompense e comemore: Não esqueça que pequenas vitórias devem ser recompensadas e comemoradas. Por que só fazemos festa de final de ano? Que tal uma festa por fechar um mês acima da metas?

    É o sonho de todo colaborador!!!!
    :*

    Cleytiane Sousa do Amaral
    Mat: 10110166
    Curso: Recursos Humanos

    ResponderExcluir
  5. O texto mostra como a qualidade de vida estar se acabando, o mercado de trabalho cria seres humanos doentes que vivem em seu próprio mundo, cada vez mais sós, calados, sem expressão.
    As empresas devem se dar conta de que a sua peça principal são as pessoas, e devem investir nelas e não só em grandes equipamnetos. As pessoas que transformam uma empresa, com seus talentos e conhecimentos, assim, é importante as empresas criarem o espírito de equipe, serem mais humanistas.

    Odilon Linhares / Administração - Fanor North Shopping / Mat: 10100595

    ResponderExcluir
  6. O texto mostra que a competitividade das empresas já esta em um grau tão elevado que elas não se preocupam com os seus colaboradores, somente com os seus lucros. As empresas tem que ter a conciencia que seus lucros e fruto do trabalho de cada funcionario. Assim deviam saber como tratalos e motivalos. Não basta ter uma empresa toda moderna de maquinas e mais maquinas modernas, se não vão ter funcionarios capacitados, qualificados e motivados para poder manuzear tal maquinas.

    Bruno Forte / Administração - Fanor North Shopping / Mat: 10100707

    ResponderExcluir
  7. o texto glaramente como as pessoas se tornaram coisas no dia- a - dia de hoje mostra o quanto o stresse diario nos torna frio , calculista em nossas açoes. devemos perceber o quanto estamos perdendo com tudo isso estamos esuqecedo da familia dos amigos e ficado cada vez mais solitario.

    Geyza Karla - Administração - fanor North Shopping matricula: 10100334

    ResponderExcluir
  8. É retratado no texto a grande necessidade de ter uma verdadeira qualidade de vida no trabalho, pois a falta dela, vem deixando o colaborador frustrado, incapaz de realizar suas tarefas com exito. A arteterapia vem proporcionar algo que nossos colaboradores vem lutando a muito tempo: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. O método funciona pois extrai do colaborador tudo aquilo que o incomoda em relação a empresa x trabalho, podendo essa deficiencia ser trabalhada de forma que possa facilitar arealização de suas atividades diarias dentro das organizações. O efeito é benefico e traz á tona
    algo intimo e pessoal, podendo ser produtivo e eficaz para todos. Vale à pena investir na arteterapia, e em tudo aquilo que for qualificado como benéfico para vida do colaborador.

    Liliany Castro Fonteles- 10110064
    Gestão de Recursos Humanos Fanor - 1º semestre Noite

    ResponderExcluir
  9. Daniele de Sousa Lima9 de abril de 2010 às 12:34

    A qualidade de vida no trabalho hoje pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam dois aspectos importantes: a preocupação com o bem-estar do colaborador e com a eficácia organizacional

    Alcançar a qualidade de vida é o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem estar e o equilíbrio físico, psíquico e social, uma regra para se obter uma vida mais satisfatória.

    DANIELE DE SOUSA LIMA
    GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 1º SEMESTRE
    CAMPUS NORTH SHOPPING

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente temos vivenciado um mercado de trabalho bastante precário, quando o assunto é qualidade de vida de funcionários/colaboradores. A grande maioria das empresas tem se preocupado muito mais com investimentos em grandes equipamentos do que em pessoas. Os funcionários precisam de melhores condições de trabalho, como arteterapia, relachamento... Enfim algo que contribua para o bem-estar desses colaboradores no ambiente de trabalho. Assim aumenta a produção sem afetar sua qualidade de vida.


    EMERSON NASCIMENTO
    GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    1º SEMESTRE - NOITE

    ResponderExcluir
  11. O relacionamento interpessoal é pré requisito em qualquer seleção tanto para obtenção de resultados no trabalho em equipe,quanto para o desenvolvimento pessoal.A arte terapia vem desenvolvendo um ótimo trabalho,pois um ambiente de trabalho favorável reflete diretamente no rendimento do trabalhador.
    Liliane Lima da Costa.

    ResponderExcluir
  12. É cada dia mais notório que a motivação do funcionário está ligada a qualidade do trabalho que realiza. Funcionário desmotivado e infeliz não produz. O interessante é que aos poucos (aos passos de formiga, mas enfim andando)os empregadores estão oferecendouma maior estrutura com o objetivo de qualificar e quantificar a produtividade.

    Izabel Gomes
    Recursos Humanos
    10110113

    ResponderExcluir
  13. É cada dia mais notório que a motivação do funcionário está ligada a qualidade do trabalho que realiza. Funcionário desmotivado e infeliz não produz. O interessante é que aos poucos (aos passos de formiga, mas enfim andando)os empregadores estão oferecendouma maior estrutura com o objetivo de qualificar e quantificar a produtividade.

    Izabel Gomes
    Recursos Humanos
    10110113

    ResponderExcluir
  14. O desgate do trabalho é o que nos faz doente, a rotina sem ao menos um pouco de atenção para o lazer ou para a própia pessoa, o que acontece no seu dia-a-dia, um elogio, uma conversa sem trabalho, e não só cobranças, qualidade do trabalho é dedicação tanto do funcionário para com a empresa, mais tambem da em presa para com o funcionário. Observar mais os seus funcionários e elogia-los assim como criticam é o que precisamos para melhoria da qualidade de vida no trabalho.

    Giulianne Trévia Pessoa
    GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    1º SEMESTRE - NOITE

    ResponderExcluir