sexta-feira, 2 de abril de 2010

O conhecimento do senso comum e cientifico



O conhecimento é a principal forma em que o ser humano interage com o mundo, de uma maneira que mostre o que você procura, e não consegue achar, e ate mostre o que é realmente certo ou errado, verdadeiro ou falso. Ele oferece ao ser humano o que ele precisa para conhecer o que já surgiu, o que esta surgindo, e o que ira surgir, capacitando a forma de conhecer o passado, presente e futuro, pois os conhecimentos adquiridos são para sempre utilizados e necessários.

As duas formas de classificar o conhecimento são a do senso comum e a forma cientifica. A primeira e a parte que o ser humano adquire ou conhece o seu próprio conhecimento, em que este e posto em pratica adquirindo um resultado, às vezes não esperado e nem entendido, mas um resultado que deu certo naquela ocasião ou para outras que ninguém saberia explicar, mas daí e que surge uma questão critica não existe no seu senso comum um resultado concretizado, calculado e especificamente obtido e esperado, causando a necessidade de uma comprovação cientifica certa e concreta. Então surgi a outra forma de estudar o conhecimento, a cientifica, que cria, especializa e explica como os resultados obtidos foram encontrados, para que eles servem ou servirão. Mas a ciência também valida ou desvalia os resultados encontrados do senso comum, criando a possibilidade de dizer que o senso comum esta certo apenas para o próprio ser humano dono do seu senso comum e não para outros e o mundo e lhe comprova as vezes que e verdade. Enfim, tudo se trata de uma continuação do próprio conhecimento humano, pois e tratado por eles, mostrando que as duas formas de conhecimento dependem uma da outra para que se concretizem, mostrando também que estes conhecimentos estão se modificando ao decorrer do tempo, mas de uma forma em que estejam sempre juntos expondo que não podemos somente tirar conclusões do meu puro senso comum, mas também saber usar e exigir de nos mesmos o conhecimento cientifico para que nossas conclusões sejam sempre vista e entendida por todos de uma forma normal.


Autor: Weber Soares


19 comentários:

  1. esse texto retrata bem o que é o senso comum e o conhecimento cientifico, ambos sempre vão andar juntos, pois um carrega o outro, a ciencia sempre provando ou tentando prova o senso comum, mais muitas vezes o senso comum soa melhor...

    ResponderExcluir
  2. esse texto retrata bem o que é o senso comum e o conhecimento cientifico, ambos sempre vão andar juntos, pois um carrega o outro, a ciencia sempre provando ou tentando prova o senso comum, mais muitas vezes o senso comum soa melhor...mais a ciencia sempre tem a palavra final..penso que os dois são necessarios pois ambos se completam e andam juntos, mais eu gosto mais do senso comum...de tudo q eh popular...acho bem mais veridico

    ResponderExcluir
  3. O senso-comum é bem simples de se entender para quem nao é necessário explicaçoes exatas, nao é necessário uma verdade absoluta, é um conhecimento q se baseia nas informaçoes adquiridas na convivencia familiar. A ciencia nao é algo que haja dúvidas ou incertezas, tudo q envolve a ciencia é sinonimo de sabedoria! Os dois sempre andam juntos pq a ciencia sempre quer aperfeiçoar o senso comum!

    Laryssa Oliveira,
    campus North Shopping - adm. noite

    ResponderExcluir
  4. O texto pelo o que interpretei nos mostra uma forma bem clara de que o conhecimento é classificado de duas formas. senso comum que é o nosso conhecimento próprio e crenças que adquirimos de nossos avós tipo:Meu fí leite com manga faz mal. E a ciência que comprovam e trás conhecimentos novos sobre fatos desconhecidos.
    apesar da ciência ignorar o senso comum, eles precisam andar sempre juntos pois a ciência evolui baseado em fatos sociais.
    LUIS CARLOS,
    CAMPUS NORTH SHOPPING - GESTÃO COMERCIAL NOITE 1° SEMESTRE

    ResponderExcluir
  5. são dois assuntos que ainda confundem muitos, pois senso comum é este saber empírico e imediato que adquirimos espontaneamente sem nenhuma procura sistemática ou metódica e sem qualquer estudo ou reflexão prévia. É uma explicação de algo de acordo com a sua opinião, sem precisar de comprovações. Ao contrário do conhecimento científico que presica ser sistemático, exato e verificável da realidade. Apesar de algumas caracteristicas parecidas, são duas coisas essenciais para todos,sempre estarão ligadas como irmãos, pois nos ajudam a saber e pensar melhor sobre determinadas ocasiões sem precisar de deduçoes.

    Ruthy Hellen Paôla S.T.Nobre,
    Gestão de Recursos Humanos
    1º simestre Noite, North Shopping

    ResponderExcluir
  6. Otimo texto, alem de ser coisas totalmente diferentes, estao totalmente ligadas, as duas coisas nao podemos descartar porque cada uma completa a outra. O conhecimento cientifico normalmente surge de um senso comum, assim, notamos a importancia tambem do senso comum em nossas vidas. Para todos nós que futuramente estaremos no mercado de trabalho, teremos que ter essa noção.


    WALTER PASCHOAL - GESTÃO EM MARKETING - SALA 6 - NOITE

    ResponderExcluir
  7. É um bom texto. Para mim o senso comum também está ligado a questão cultural de uma sociedade, veja por exemplo que algumas culturas tratam os idosos de uma forma totalmente diferente da nossa, e aceitam certas atitudes que aqui seriam impraticáveis, ou seja, enquanto o senso comum também é um guia para ações morais dentro da sociedade o conhecimento cientifico é amoral, não faz juizos de valor em relação a conduta das pessoas. Essa seria um limitação do conhecimento cientifico, o metódo por traz das afirmações cientificas é considerado universal, mas não é possivel afirmar que ele não teve uma influência cultural, ficando inplicito que até sua aceitabilidade como "universal" recai ao campo do senso comum.

    Mayara Bruna Mendonça Uchoa
    Gestão em Marketing - Sala 6- Noite

    ResponderExcluir
  8. pelo o que entendi no texto ele nos mostra o que é senso comum e cientifico, mostra que apesar de diferentes um do outro, a ciencia precisa do senso comum e o senso comum da ciência pois assim a ciência pode estudar e descobrir coisas novas a partir das suposições do senso comum.

    Débora da Silva Brandão
    Gestão Comercial-1ºsemestre noite- North Shopping

    ResponderExcluir
  9. o texto explica de uma forma resumida o incesante confronto entre Ciência e senso comum.em sua definição senso comum são conceitos que nascem do cotidiano e a ciencia ,de certa forma,utiliza esses conceitos para realmente saber se o mesmo e verdade.no texto o autor especifica bem, e nos passa uma visao do que realmente se trata.ou seja um depende do outro.

    Vandemberg Yuri do Nascimento Silva
    Gestão em Marketing -1°semestre noite
    Campus North Shopping

    ResponderExcluir
  10. A ciencia e o senso comum são dois tipos de conhecimentos que estão ligados entre si.A ciencia mais voltada para as experimentações,descrições,leis,ou seja,o metodo cientifico de comprovar os fatos das coisas.Já o senso comum está voltado mais para as experincias pessoais,culturais de uma pessoa ou de uma socidade no geral.Entretanto, a ciencia e o senso comum podem parecer independentes e distintas uma da outra,mas,na verdade,elas andam de "mãos dadas"O conhecimento cientifico nada mais é do que o senso comum testedo e retstado.

    Aline Bezerra Oliveira- 1° Semestre -Administração Noite
    Campus North Shopping

    ResponderExcluir
  11. Senso comum que são os conhecimentos adquiridos ao longo da vida sem estar fundamentado no conhecimento científico, alguns defendem conhecimento da experiência como critério de verdade e tendem a adotar o senso comum em detrimento do conhecimento científico. É um conhecimento que só pode ser adquirido através de estudos, muita leitura, pesquisas, enfim...exatamente o que a nossa geração não quer. Essa geração da estética e não da ética. Essa geração que navega na Internet, mas não lê um jornal, uma revista, um livro... Não é que não devamos valer-nos do senso comum, mas precisamos estar atentos à grande importância do conhecimento para as tomadas de decisões. ou seja um sempre vai ser ligado ao outro.

    Jéssica Batista Abreu- 1º simestre - noite
    Gestão de Recursos humanos
    campus north shopping

    ResponderExcluir
  12. Senso comum que são os conhecimentos adquiridos ao longo da vida sem estar fundamentado no conhecimento científico, alguns defendem conhecimento da experiência como critério de verdade e tendem a adotar o senso comum em detrimento do conhecimento científico. É um conhecimento que só pode ser adquirido através de estudos, muita leitura, pesquisas, enfim...exatamente o que a nossa geração não quer. Essa geração da estética e não da ética. Essa geração que navega na Internet, mas não lê um jornal, uma revista, um livro... Não é que não devamos valer-nos do senso comum, mas precisamos estar atentos à grande importância do conhecimento para as tomadas de decisões. ou seja um sempre vai ser ligado ao outro.

    Jéssica Batista Abreu- 1º simestre - noite
    Gestão de Recursos humanos
    campus north shopping

    ResponderExcluir
  13. Esse texto relata perfeitamente a difença dos titulos ,com enfase de que um não fica longe do outro o senso comum e o cientifico são de extrema importancia na vida dos seres de modo geral apos se aprofundar no titulo vi que a visão que nos temos de algo muda competamente, e nesse momento onde temos disernimento de saber diferenciar as ideias que tem algo de fundamento pra as criadas pelo popular , esse assunto é de alta importancia para crescimento pessoal e profissional .

    rafaela da silva cavalcante
    gestão em recursos humnos - noite
    fanor north shoppinfg.

    ResponderExcluir
  14. Esse texto nos mostra que o Senso Comum e o Científico são diferentes quanto a origem,valor e à linguagem porém são tipos de conhecimentos humanos que são utilizados desde o inicio da vida.O Senso Comum é acumulando no nosso dia a dia,sendo intuitivo, baseado em tentativas e em erros.Já a Ciência baseada na observação de fatos;de maneira racional,sistemática,teórica,critica e rigorosa.


    Nayana Rocha Pinheiro - 1º semestre- Recursos Humanos sala 2 - FANOR North Shopping

    ResponderExcluir
  15. Daniele de Sousa Lima9 de abril de 2010 às 12:22

    Ciência é o que o conhecimento científico permite revelar a verdade sobre as coisas e por isso pode falar com autoridade e a nós compete aceitar e casualmente obedecer aos seus conselhos. A ciência nos revela que o homem pode entender e usar racionalmente (isto é, sem destruir) a natureza que o rodeia com o objetivo de maior liberdade humana e maior justiça social.
    O senso comum não se caracteriza pela investigação, pelo questionamento, ao contrário da ciência. Fica no imediato das coisas, caracteriza-se pela subjetividade. É ditado pelas circunstâncias. É subjetivo, isto é, permeado pelas opiniões, emoções e valores de quem o produz.

    DANIELE DE SOUSA LIMA
    GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS-1º SEMESTRE
    CAMPUS NORTH SHOPPING

    ResponderExcluir
  16. senso cientifico veio para revolucionar a idade media com varias descobertas sobre o maquina humana. todo conhecimento cientifico precisa do senso comum pra lhe dar base .

    gerahylda grazyelle
    gestao de recursos humanos 1 semestre
    campus norte shopping

    ResponderExcluir
  17. o senso cientifico veio pra pra marcar a idade media com suas revolucoes. o senso cientifico sao dados analizados e comprovados pela ciencia.
    o senso comum cotribui para o sucesso da ciencia.


    Gerahylda Grazyelle
    1 semestre gestao de recursos humanos
    campus norte shopping

    ResponderExcluir
  18. O autor escreve: "O senso comum é uma forma de classificar o conhecimento que o ser humano adquire ou conhece o seu próprio conhecimento."

    Pergunta: Tá tudo bem?


    Um outro (visitante) escreveu sobre "senso (sic) científico". Senso? Sensação científica?

    Pára que eu vou descer!!!

    ResponderExcluir
  19. Como é interessante para nos estudantes de psicologia quando se depara com essas questões de senso comum e ciêntifico. Por que até então pensamos como senso comum, apartir de o certo período de estudos teóricos e práticas passamos a observar a perceber esse olhar direcionado a ciência,mesmo sendo um curso da aréa humanas.

    ResponderExcluir