segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Conceber as organizações, contemplando a participação do homem no processo de gestão


Não há dúvidas de que estamos vivenciando inúmeras transformações no mundo empresarial e organizacional, a cada dia, o mercado se torna mais competitivo. Com a globalização as empresas sentem-se na obrigação de estar sempre em busca de inovações, de um diferencial. Apesar de desfrutar de toda a tecnologia disponível, esse grande diferencial é o homem. É ele que tem a capacidade de se adequar a todos os contextos.
Podemos concluir que, a liderança é o grande diferencial de um gestor, não só no sentido de agrupar pessoas, e fazer com que elas simplesmente atinjam os objetivos da empresa, mas principalmente, procurando entender as particularidades de seus colaboradores, e todas as suas necessidades, dessa forma ele conseguirá harmonizar o ambiente, integrando funcionário e empresa. Mas isto não é tão simples, vimos ao longo deste trabalho que a maior parte das empresas está sempre focada na produtividade, metas a serem alcançadas enquanto do outro lado os funcionários estão mais preocupados com suas necessidades. Não restam dúvidas que, gerenciar pessoas é uma das tarefas mais difíceis para um gestor.
Um funcionário nos disse a seguinte frase: “a senhora vive um fogo cruzado.” Acredito que essa frase ilustra perfeitamente o papel do gestor, estamos sempre em busca do equilíbrio, pois temos que atender as necessidades do funcionário e da empresa fazendo com que eles se alinhem para lograr êxito.
Através desse trabalho pudemos perceber e entender melhor os anseios daqueles que lideram. Trabalhar é um ato de necessidade, não só a necessidade de sobrevivência, mas principalmente a necessidade de ser útil, ser reconhecido como alguém no meio em que se vive.
Fizemos análises através de gráficos que mostraram o lado financeiro é um fator importante para o desempenho em uma determinada função, mas que a amizade com os demais colegas de trabalho contam como positivo para o desenvolvimento de uma função. A uma questão de valor pessoal em contra partida ao salário, pois quando bem pago o funcionário é sente-se valorizado, em caso contrário sente-se desvalorizado. A rotina deve ser observada como um fator para a permanência em um local de trabalho, rever as mesmas pessoas, realizar o mesmo percurso e no mesmo horário ao ir trabalhar faz com que alguns dos funcionários entrevistados permaneçam em seu emprego independentemente de outros fatores como salário por exemplo.
Nossa proposta com este trabalho é mostrar que as empresas precisam começar a ver os seus funcionários como um ser humano, que é a peça mais importante dentro de uma organização.



Equipe Sala 07:
Bruno Ximenes
Dyanne Nair
Fábio Parente
Girlano Márcio
João Batista

10 comentários:

  1. A busca pela excelência de pessoas tem ficado em segundo plano para algumas empresas,algumas buscam e visam apenas seus lucros e equanto isso seus colaboradores são apenas pontes para a realização desses objetivos.Algumas empresas ainda tem lutado em não enxergar que seu sucesso depende diretamente de seus colaboradores mal sabem elas que funcionário feliz,satisfeito trabalha com mais animo e mais vontade, mas isso vai depender de seus gestores pois eles devem conhecer realmente seus colaboradores para lhes proporcionar o melhor,assim desse jeito ganha a empresa e o funcionário.

    Veridiana Braun
    Gestão Comercial - 1ª semestre
    Sala:07

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  2. Apesar dos "tempos modernos", a grande verdade é que ninguém, absolutamente ninguém conseguiu dessassociar trabalho de vida pessoal. Nos formamos parte de um todo, e o trabalho é parte essencial de cada um de nós. Como fonte de renda que garante nossa sobrevivência, oucomo espaço social onde nos envolvemos em relacionamentos diversos... sua participação como lider ou não, no ambiente corporativo, sempre trará mudanças e aprendizados para a empresa, o homem SEMPRE será um agente de transformação, para o bem ou o mal das empresas...

    Virginia Costa
    1º Semestre
    Curso Gestão em Marketing

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  3. É interessante ler um texto onde o ser humano é colocado no topo de uma organização como a peça mais importante. De fato, isso é uma verdade mas não uma realidade. Temos plena consciência do que fazemos, de como fazemos e do quanto somos úteis aos objetivos da empresa. Mas é dificil se sentir importante dentro de uma empresa que não valoriza o seu empregado.O que é comum se ver são empresas que buscam a todo custo os seus objetivos sem se importar com o ser humano.Meus comprimentos aos gestores que visualizam em seu empregados (colaboradores)o ser humano que precisa de todo tipo de atenção.

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  4. O texto ilustra e ressalta a realidade dos fatos em que todo individuo e bom funcionario merece de um atendimento pesoal e individual melhor, fazendo assim o gestor reconhecer e dar atencao as suas necessidades, deixando -os assim satisfeitos e motivados , garantido assim um melhor desempenho profissional!!

    Brena caroline
    sala 6

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  5. Isso tema é muito interessante pois resssalta a importância do comportamneto do gestor entre seus subordinados,pois influência no desenvolvimento da organização.Os adinistradores e os gestores de pessoas,em particular, tem sido desafiados a repensar o papel das pessoas nas organzações. Oser humando revalorizado em todos os níveis das organizações, fala-se no papel das pessoas.

    Ass: Camila Pereira Nascimento
    Gestão em Recursos Humanos 1ª Semestre

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  6. Para mim ficou claro que o gestor é aquele que possui a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.

    Ass: Maria Cleyde Alencar
    Gestão em Recursos Humanos sala 06 - 1° semestre.

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  7. A gestão de pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas, elas podem ampliar ou limitar as forças e fraquezas de uma empresa isso depende da maneira como elas são tratadas. Dar reconhecimento as pessoas constitui o elemento básico da motivação humana, mais tanto a empresa como os funcionários devem sequir um parâmetro de responsabilidade social.

    ANA GESKA - GESTÃO EM RH - SALA 06

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  8. O grande desafio das empresas é administrar bem as pessoas que mantém vantagens competitivas,é preciso saber como desenvolver líderes,como atender os clientes para se obter um bom resulado.Saber tratar com as diferenças é indispensável para o desenvolvimento da organização.

    Hosana da Costa Barbosa
    Gestão em Recursos Humanos
    Sala 06

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  9. a verdade é que muitas pessoas nao se desligaram e nem sabem dividir o mundo profissional e pessoal causando mutias divergencias no meio de trabalho onde o gestor acaba por ter funçao de saber lidar com esses tipos de situaçoes para nao afetar demais no exercicio das atividades

    jhennyfer costa sala 6 marketing

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  10. Esse trabalho nus mostra o que está acontecendo, mesmo que de forma lenta, na prática, a mudança organizacional das empresas que estão passando a dar, cada vez mais, enfáse nas pessoas. É notorio o enteresse das enpresas por resultados, mas estão percendo que esses resultados virá de forma mais eficiente se os investimentos diversos sejam feitos nas pessoas e para as pessoas, assim esse resultados será apenas uma consequencia desse trabalho.
    Jarbas Vasconcelos,
    Curso: Gestão Comercial, 1° semestre. Sala 7

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