segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Conceber as organizações, contemplando a participação do homem no processo de gestão


Inicialmente houve uma breve abordagem de uma das ramificações que a psicologia geral sofreu devido às diversas transformações que ocorreram e continuam ocorrendo em nossa sociedade, fatores esses que serviram de embasamento para que surgisse a psicologia das organizações que visa além de estudar o comportamento do homem dentro da organização, seu comportamento exterior a esta e o que isso pode influenciar em sua maneira de trabalhar ou o motivar a trabalhar.

Após esse comentário a pesquisa abordou o programa de qualidade de vida no trabalho, mostrando seus benefícios.

Por fim foi aplicado um questionário ao setor de estacionamento do North Shopping para que fosse possível constatar como é importante que os gestores dêem a devida atenção a todos os colaboradores de suas empresas, visto que é por meio deles que a organização consegue se manter em meio a um mercado tão globalizado e competitivo como o atual.

Concluiu-se que o serviço dos orientadores de tráfego do estacionamento do North Shopping é um trabalho bastante útil para os usuários deste setor do shopping, pois transmite informações e auxílio. Isso gera satisfação para os funcionários, pois se sentem orgulhosos por poderem contribuir com a vida de outras pessoas.
Por outro lado, é um trabalho cansativo, tanto para os orientadores quanto para as caixas, por exigir que o trabalhador fique horas em pé, como é o caso dos orientadores, e exigir horas sentadas em uma cabine fechada, como é o caso das caixas. É também um trabalho estressante para os dois tipos de funcionários, pois, quando é o caso, os obriga a ouvir calado injustamente desaforos que às vezes são para a empresa, mas que eles acabam levando a culpa por ela representarem.
E é por isso que a qualidade de vida no trabalho é tão importante, pois contribui para a diminuição do estresse dos trabalhadores, acabando por beneficiar também os clientes que procuram o estacionamento.

Com orientadores e caixas relaxados, desestressados e, consequentemente, mais dispostos, o serviço do estacionamento só tende a melhorar cada vez mais. Tudo isso graças ao bom relacionamento e preocupação com a qualidade de vida no trabalho que o gestor tem por seus funcionários, essencial para o progresso da empresa.


Roberta Natália, Francisco Cláudio, João Odirlei, Geórgia Mayara, Izabel Cristina

8 comentários:

  1. O estudo da equipe foi muito bem focada na postura do administrador da atualidade com a sua necessidade de ter um trabalho direcionado também para o meio externo da empresa. Essa atitude pode ser em relação a sociedade como também aos clientes. Qual seja seu foco essa é a tendência do gestor da atualidade.

    Francisco José Alves Cassiano
    Sala 6

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  2. O presente trabalho está muito bem colocado principalmente quando fala da importancia do bom relacionamento com os gestores. Não adianta nada você ganhar bem e viver em um ambiente estressante onde a sua relação com o seu superior é tensa e receosa. Também não podemos esquecer que os clientes por saberem que "o cliente tem sempre razão" tratam mal os represetantes da empresa, sugiro que esse tipo de cliente procure um lugar onde possa dar sugestões ao invés de obrigar os funcionários dessa empresa a ouvir injustamente suas reclamações sem poderem fazer nada.

    Raissa Sampaio da Cruz
    Sala 07

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  3. O presente trabalho de inicio faz uma breve abordagem sobre o quesito qualidade de vida no trabalho e como esse modelo pode ser aplicado de forma efetiva no cotidiano dos colaboradores.É importante ressaltar que para aplicar este tipo de modelo o gestor deve estar bem informado sobre o assunto visto que assim ele pode compreender e aplicar as soluções mais adequadas para que seu subordinados desenvolvam um bom trabalho se sentindo valorizados contribuindo assim o sucesso almejado pela organização em que atuam.
    JOÃO ODIRLEI B. DO RÊGO-GESTÃO COMERCIAL (SALA 7 - NOITE FANOR.)

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  4. Para o colaborador sentir-se valorizado e bem no ambiente de trabalho, além de ser recompensado monetáriamente pelo papel que desempenha na organização é necessário também que este tenha um bom relacionamento com seu gestor.E para o gestor conseguir fazer com que esta relação seja produtiva como acha necessário é preciso procurar entender não só o lado da empresa mas também o de seu funcionário de linha-de-frente ou de setores administrativos para que a empresa caminhe bem no setor em que atua.
    FRANCISCO CLÁUDIO FÉLIX DE LIMA- GESTÃO COMERCIA (SALA 7- NOITE FANOR.)

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  5. O trabalho visou a importância do bom relacionamento entre gestores e funcionários para que a qualidade de vida no trabalho de ambos seja favorável. Foi dado destaque a como os funcionários do setor de estacionamento do North Shopping visam a empresa, como sentem-se nela e foi coletado opiniões do que poderia melhorar e mudar. Foi prazeroso ver como esses funcionários ficaram felizes por estarem sendo ouvidos e o quanto sentem-se satisfeitos com seu trabalho e com seus gestores. Vale ressaltar o quanto esses gestores preocupam-se com seus funcionários e sempre que podem procuram ajudá-los e melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos funcionários.

    ROBERTA NATÁLIA MONTEIRO DE VASCONCELOS - SALA 07

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  6. O mundo empresarial constantemente alvo de intensas transformações estão demandando adaptações rápidas e eficazes das empresas e dos líderes. Em meio a esse ambiente a liderança é considerada elemento vital ao sucesso de qualquer organização, empresa ou grupo comunitário.A liderança é um assunto recorrente, importante e desafiador que remete à discussão de temas variados como tipos de poder e autoridade, características pessoais de líderes e liderados, inter-relações sociais, poderes atribuídos aos cargos, necessidade de alcançar objetivos corporativos e conjuntos de competências desejadas e necessárias ao seu exercício.

    Ass - Leonardo Almeida
    sala 7 Construção de Edificio

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  7. Izabel Cristina (Recursos Humanos) Sala:074 de dezembro de 2009 às 12:57

    O Trabalho foi todo voltado para a gestão em si. Como os funcionários vêem seus gestores e como é a relação entre funcionário e gestor. A gestão em si tem uma grande importância para o bom funionamento de um setor qualquer dentro da empresa, pois é atravé da gestão que o funcionário poderá, ou não, se sentir motivado a fazer bem seu trabalho. Com isso só a empresa tem a ganhar.

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  8. A psicologia na organização é de extrema importancia pois com ela nos vamos saber entender,escutar e falar na hora certa,para a melho ria da organização em cada setor ate mesmo para o trabalho fluir bem.
    Bruna Jessica
    curso:R.H

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