segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Novos tempos, novos modos de gerir pessoas


O processo de gerenciamento de pessoas teve seus primórdios na revolução industrial, com gestores altamente inabilitados por utilizarem a política do medo, rigidez e da penalidade.
Hoje o grande desafio desse profissional é compreender o papel do verdadeiro gestor, pois passamos por um processo de ruptura onde as organizações estão mudando para fazer face à crescente competitividade.
O líder, do novo milênio deve estabelecer suas metas, atingir objetivos previamente discutidos com a equipe de trabalho, tomando decisões compartilhadas e, acima de tudo, ter um gerenciamento participativo.
Na avaliação de Alexandre Pinheiro, chefe de uma empresa de TI, num grupo de trabalho tem que ter companheirismo como requisito fundamental para a construção de uma equipe vitoriosa, para Alexandre: Um líder que transmite aos liderados otimismo, boa convivência, uma relação harmoniosa, consegue transformar um ambiente ou uma situação negativa em resultados positivos.
Para um trabalho em conjunto é preciso ter uma capacidade de se trabalhar em coletividade, fazendo necessário conhecer mais de perto o pessoal com quem se vai trabalhar, caso contrario, as ações serão comprometidas devido à falta de entrosamento.
Um líder tem que agir como colaborador, facilitador, participativo, em busca do consenso criativo e motivador, têm que saber que todos os seres humanos são diferentes e como tal têm necessidades, sonhos, anseios e expectativas também diferentes.
Por fim apoiaremos o que diz Pedro Demo no seu livro, Metodologia do Conhecimento Científico: “O Conhecimento é o produto mais incisivo do ser humano em termo de capacidade de manipulação e domínio da realidade, mas, ao mesmo tempo, sua arma mais mortal contra os outros e contra si mesmos. Para ser grande, precisa, sobretudo, saber o quanto é pequeno, arriscado e muitas vezes fútil”.
Carlos Vieira, Bruna Jéssica, Ediana Moraes, Jefferson Mariano, Natália Nogueira e Tarciana Santos

22 comentários:

  1. um belo texto, apoiado com base científica.
    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nós, os brasileiros, de um modo amplo e geral não queremos riquezas, mas queremos um atendimento da área de saúde, com pessoas possuam respeito pelo paciente, postos de saúde limpos, organizados, com medicamentos, em um ambiente que possamos ficar sentados confortavelmente, e com profissionais que GOSTAM E SABEM o que estão fazendo; mostrando a importância de servir as pessoas cada vez melhor. Assim, com essa visão também deve ser o papel das empresas na busca por excelência na gestão de pessoas. Caçar, escavar minuciosamente, garimpar gestores de RH engajados, que gostam de trabalhar e procuram motivar seus colaboradores, contribuindo para o crescimento dos colaboradores, estimulando a participação dos mesmos na vida da corporação, e nunca deixar de desenvolver o autoconhecimento se capacitando para servir melhor.

    ResponderExcluir
  3. Primeira mente a apresentação foi otima...
    adorei o texto, pois mostra exatamente o que o gestor tem que ser, tem que fazer e buscar fazer para ter toda a empresa em suas mãos.]
    Buscar conhecer seus funcionarios e agir com eles como uma familia é a formulaperfeita para uma qualidade no trabalho e buscar os resultados.
    Mairton Leal Sala 07 Marketing.

    ResponderExcluir
  4. Michelle Paula S. Torres - Sala 0729 de novembro de 2009 às 06:10

    Ao lembrar do gerenciamento de pessoas logo após a revolução industrial, veio-me a mente o filme Tempos Modernos (Charles Chaplin). A cena é divertidíssima e ao mesmo tempo cruel. O dono da fábrica avisa ao chefe de seção que foi feito um novo pedido e precisa de mais produção. Este, por sua vez, sem levar em consideração que ele tinha homens trabalhando e apertando os parafusos de todas as peças da esteira, simplesmente puxa uma alavanca e acelera a produção. O trabalhador Chaplin, esforça-se ao máximo, correndo e tendo até uma pane mental, tentando acompanhar aquela cobrança desumana e sem o mínimo de motivação.
    Gerir pessoas é muito mais que uma forma de puxar a alavanca da fábrica e acelerar tudo, é compreendê-las, incluindo entender seus desejos, motivações e ambições. Significa conseguir extrair de cada um sua melhor produção, sim, mas sem com isso extrair sua humanidade.

    ResponderExcluir
  5. Gerir pessoas não é fácil, concordo quando é dito no texto que o gestor tem que ter companherismo isso é muito importante e vai gerar bons frutos na gestão. O gestor é um líder e um bom líder é aquele que orienta, motiva, compartilha as decisões com os seus subordinados e acima de tudo tem um bom relacionamento.
    Luciana de Castro Silveira - Sala 06

    ResponderExcluir
  6. a visão de gestão está mudando, e tem de ser mudada, nao podemos mais viver na era em que possa existir um chefe e subordinados, pessoas sem expectativas, estimulos pra se trabalhar. modelos hoje de administraçoes participativas é que levam as empresas a terem melhores resultados.

    tereza raquel
    recursos humanos-sala 06

    ResponderExcluir
  7. para ser um gestor, é preciso mais do que estar no comando, é saber lidar com pessoas e situaçoes adversas, ter raciocinio rapido e ser imparcial em diversas situaçoes, alem de ter um senso critico mas, saber como elogiar e como apontar os "defeitos" de cada pessoa do grupo, assim como saber os seus proprios pontos fracos.

    Mary Mie Ito dos Santos
    Sala 06

    ResponderExcluir
  8. As mudanças no processo de gerir pessoas tem sido positivo,
    de ante da percepção de cada indivuduo tem sua individualidade um bom gestor tem o papel de perceber
    isso e usar de forma eficaz produzindo resultados satisfatores no desenvolvimento de suas funções para assim alcançar suas mentas.

    Carla Priscilla
    sala: 06

    ResponderExcluir
  9. é um processo dificil ser líder porem grandioso é preciso dedicação, esforço... o texto fala sobre isso e das qualidades que um bom gestor deve ter. è um texto bastante atual onde embora nem todos os líderes tenham esssa qualidades e preciso sempre busca-las para ser um profissional de sucesso. Traz uma alto reflexão sobre com gerenciar de forma adequada pessoas e obter superação e destaque no mercado de trabalho.
    xênia melo de sousa sala 06 RH

    ResponderExcluir
  10. Atualmente muitas empresas ainda seguem uma gestão antiga e que não trazem muitos benefícios aos seus colaboradores, assim tendo resultados negativos que não influênciam no lucros da empresa. Em tempos atuais a empresa que não se adapta nas novas formas de gerenciamento e que não cultivas uma gestão participativa ou outras formas adequadas de gerir empresas é quase impossivel de continuar na concorrência tão que temos hoje em dia.


    por://Lucas'Martins - 09210124

    ResponderExcluir
  11. Como muitos dizem "é melhor liderar animais do que pessoas" mais a diferença entre animais e pessoas esta na capacidade de pensar e lidera.
    Gerir pessoas não é somente tecnica mais uma forma criativa de liderar e superar dificuldades atraves de pessoas.
    Não com forças como fazem os animais ,mais sim com criatividade ,liderança,motivação entre outros

    José Eloi
    sala 06
    Markenting

    ResponderExcluir
  12. um lider tem que ser maleavel para ser um bom gestor nos dias de hoje por que o modo de liderar vem mundando nos ultimos tempos e para isso gestor tem que saber lidar com as mudanças dos tempos.

    agueda maria
    sala 06.

    ResponderExcluir
  13. Mirella Krishna
    sala 06 RH

    Nos dias atuais foi mudado o modelo do chefe,ele não é mais aquele no qual trabalha sozinho ,sem nenhum tipo de ajuda
    mais passou a ser um gestor que trata com criatividade e lidera seus colaboradores com uma adiministração mais participativa
    no qual todos tem suas funções e tem uma parte na fatia da empresa
    Hoje ele não e somente um gestor mais um facilitador para todos e principalmente para a empresa

    ResponderExcluir
  14. apresentação foi clara e direta ..
    o texto nos mostra para ser um gestor, é preciso mais do que estar no comando, é saber lidar com pessoas e situaçoes .,ser objetivo e direto

    renata nojosa

    ResponderExcluir
  15. Natalya Alves
    Atualmente as empresas sugam dos funcionários resultado, objetividade sem se preocupar com o lado pessoal de cada um ser a importancia de se trabalhar o ser humano o profissional dentro da empresa e isso acaba fazendo com que alguns funcionários que tem perfil de liderança não se torne tão apto ao mercado enquanto que o gestor tem de ser proativo, buscando lidar com as mudanças que acontecem na atualidade e com as diferenças de cada um

    ResponderExcluir
  16. A imagem do chicote esta cada vez mais se disvinculando dos cargos de chefia. Isso é um reflexo do que vemos ou vivenciamos em nossos trabalhos. Sabemos que hoje as empreas cada vez mais tem que esta ligada com seus colaboradores, lhes proporcionado conforto e satisfação no ambiente de trabalho, para assim chegarem ao objetivo que tem em comum: O LUCRO.

    ResponderExcluir
  17. Hoje em dia está cada vez mais escasso o modo de gerir pessoas, como estivesse gerindo animais, a figura chefe propriamente dita. hoje, o que as empresas mais procuram em seus gestores, é a habilidade de uma liderança humana, que faz com que seus colaboradores tenha o desejo de alcançar suas metas e não fazerem isso só por obrigação.

    Átila Ferreira
    Sala: 07
    Gestão Comercial

    ResponderExcluir
  18. Para ser um Bom Gestor hoje è fazer com que todos os seus colaboradores cheguem ao objetivo estipulado pela empresa,e necessário um Lider Sevir primeiramente para Cobrar dos Outros.
    O texto acima relata a importância que o Gestor têm hoje,um lider deve transimte um Ambiente Agradavel a todos de forma que transmita Paz,e com isso vai ser notavel as metas alcançadas com colaboradores comprometidos com o trabalho.
    Sendo um relacionamento façil com seus liderados.

    Natália Nogueira
    Sala:07
    Gestão em Marketing

    ResponderExcluir
  19. Hoje estamos em uma esfera de enormes modificações, advinda de todas as ações contemporâneas, o homem é forçado a adaptar se, cada vez mais a situações que os colocam em extremos conflitos, seja com suas necessidades sociais, econômicas, religiosas ou ideológicas, para candidatar a um emprego e necessário se encaixam no perfil específico da empresa contratante, muitos dos empregados fingem ou simplesmente negam suas ideologias para adaptar se ao mercado de Trabalho, Karl Marx se hoje estivesse vivos, chegaria a seguinte conclusão, “trabalhadores Contemporâneos sofreram do mal do século XXI “Falta de Ideologia”“.
    FTemistoclis Alves Mat 09210067 Construção de Edifícios
    1º Semestre sala 07

    ResponderExcluir
  20. A atual era da informação e da tecnologia nos coloca uma questão importante como gerir e aproximar pessoas em um tempo onde as pessoas estão cada vez mais individualistas e focadas no ganho pessoal? Durante anos a máxima foi: cobre resultados e exija o máximo de seus subordinados. Hoje sabemos que mais do que simplesmente cobrar resultados é preciso criar um ambiente saudável e estimulante para que as pessoas produzam mais e melhor. Esta função passa diretamente pela capacidade que o gestor deve possuir de estabelecer relações positivas com seus subordinados, e estimular o espírito de equipe.

    Georgia Mayara
    Sala 07

    ResponderExcluir
  21. Quando se trabalha em grupo a atividade é bem mais proveitosa, mais é o líder que direciona a equipe, para alcançar os objetivos, é papel do líder ser exemplos para os demais, mostrar o melhor caminho para seguir. A familia é o primeiro componente ou unidade de organização, onde podemos detectar os aspectos de liderança.

    ResponderExcluir
  22. Através do bom relacionamento interpessoal (Gestor e seu subordinado)juntos conseguem obter idéias e ,quando o líder se mostra companheiro ao invés de chefe com certeza a empresa ganha bem mais pois agindo assim os funcionários terão menos stresse e um melhor desempenho.

    ResponderExcluir