segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Gerir as empresas identificando as múltiplas percepções do indivíduo


Este projeto foi baseado numa pesquisa com 58 pessoas entre homens e mulheres acima de 18 anos da empresa TNL Contax S/A, com cargos de operação e supervisão e tempo de empresa variando de um mês a quatro anos e oito meses.
Nosso intuito foi mostrar gestão com a visão na Gestalt, Relacionamento Interpessoal, suas Percepções e Perspectivas no Ambiente de Trabalho e Qualidade de vida no Trabalho (QVT).
Conceito da Gestalt:
A Gestalt afirma que a soma das partes não é igual ao todo, e que este é regido por suas próprias leis.
• Exemplo: O próprio trabalho em equipe: não é apenas um conjunto de textos desconexos, é algo mais completo e consistente.
A Gestalt nas empresas pode ser utilizada para se entender como as pessoas que trabalham nelas conseguem percebê-las, estudando os comportamentos e percepções das pessoas como um todo.
Relacionamento Interpessoal:
Habilidade no trato com as pessoas independente do nível hierárquico, profissional ou social, influenciando positivamente e demonstrando respeito à individualidade, compreensão, convivência harmoniosa, tolerância e ausência de atritos interpessoais.
Finalidade - Tornar o trabalho um local mais estável e dinâmico evitando conflitos.
Criar um ambiente onde todos atuem não apenas em benefício próprio mais da organização como um todo.
Percepções e Perspectivas no Ambiente de Trabalho:
Percepção: Ato ou faculdade de perceber situações, prestar atenção, olhar para frente, seguir, imaginar ter idéias.
Perspectiva: Arte de representar num plano os objetos tais como se apresentam à vista, guardadas as distâncias e situações, promessa, esperança.
Burnout ( Esgotamento Profissional):
Ø É definido com uma síndrome psicológica decorrente da tensão emocional crônica no trabalho.
Ø Trata-se de uma experiência subjetiva interna que gera sentimento e atitudes negativas no relacionamento do individuo com seu trabalho (insatisfação, desgaste, etc.).
• Percepção seletiva: cada pessoa seleciona, organiza e dá sentido ao mundo que rodeia.
Qualidade de Vida no Trabalho:
O termo QVT, qualidade de vida no trabalho, surgiu por volta de 1970 com a finalidade de facilitar e atender as necessidades do trabalhador.
Bem como desenvolver atividades na organização, tendo como idéia básica o fato de que as pessoas trabalham de modo mais produtivo quando se sentem mais motivadas, satisfeitas e envolvidas com seus trabalhos.



“As pessoas diferem na maneira de perceber, pensar, sentir e agir. As diferenças individuais são, portanto, inevitáveis com suas conseqüentes influências na dinâmica interpessoal. Vistas por um prisma mais abrangente as diferenças individuais podem ser consideradas intrinsecamente desejáveis e valiosas, pois propiciam riquezas de possibilidades, de opções para melhores maneiras de reagir a qualquer situação de problema.”
(MOSCOVICI, Fela. 2002, p. 145.).

Sala - 7
Alexsandro Santana Castro
Antonia Lidiane da Silva Macêdo
Francisco Daniel Souza Fernandes
Nayana de Fátima Sousa Antunes
Robson Vasconcelo de Menezes
Veridiana Silva Lima Braun

23 comentários:

  1. Interessante no que aqui está escrito é a forma de solucionar os problemas internos de uma empresa de uma forma simples e coerente através da percepeção que cada indivíduo tem como habilidade de respeitar as pessoas ao meu redor fazendo do meu trabalho um lugar harmoniozo e prazeroso para todos.
    Swellen Bernardo-sala 7

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  2. Acredito que mudar as pessoas nao e possivel mais sim entrosar os individuos para uma boa convivencia entre os funcionarios da organizaçao , entao acho muito interessante essas empresas de hoje que fazem esses tipos de trabalhos para o introsamento das pessoas.

    Rafaella Castro Cavalcante
    sala : 06

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  3. Hoje as empresas procuram um profissional cada vez mais capacitado para que assim haja um crescimento da própria empresa no que se diz respeito à produtividade, reconhecimento dentre outros. Cada vez as empresas querer o máximo de seus profissionais, mas nem todas as empresas dão o seu máximo para seus funcionários. Pode-se encontrar uma condição de trabalho inapropriada, salários que não satisfazem etc. Acredito que, para uma empresa crescer deve-se ter consciência de que seu funcionário é importante, então se deve ajudar esse funcionário com uma boa qualidade de vida. etc.!!

    Bruno Ximenes. Sala 07.

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  4. O tema desse trabalho tem duas faces, pois podemos abordar o modelo administrativo e mecânico de se gerir pessoas com múltiplas percepções do indivíduo ou gerir de forma psicológica usando o estudo da gestalt, mas ao trabalhar os dois ramos percebemos que um precisa do outro para serem bem executados e no momento que vemos. Ao participar e concluir o trabalho, vemos que para gerir o ser humano não é preciso ser mágico, mas uma pessoa que saiba explorar o que seu funcionário tem de melhor.

    Eduarda Ferreira Pinheiro - sala 06

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  5. A forma de gerir pessoas vem de um bom líder que sabe alocar sua equipe com suas habilidades de cada membro,para crescimentos da equipe e da empresa.O texto acima relata que a pespectiva de gerir vem da capacidade de cada um onde o líder é um senso de direção e pode ter um bom aprimoramento junto com a empresa.
    Priscila Cibele Rodrigues de Lima sala 06

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  6. No mundo empresarial de hoje, onde a concorrência é cada vez maior, um diferencial relevante para o sucesso de uma empresa tem sido o investimento para uma melhor convivência inter-pessoal. Hoje, mais do que nunca,as empresa estão dando uma ênfase nos processos de relacionamento entre seus colaboradores, com intuito de gerar um ambiente de trabalho mais propicio para o desenvolvimento das atividades do trabalho.

    PEDRO VICTOR DE OLIVEIRA BARROS
    CURSO: CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS.
    SALA 06

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  7. Nas empresas existe uma grande competição entre os funcionarios,como foi frizado no texto acima é preciso trabalhar em equipe,evitar conflitos para que seu ambiente de trabalho seja um local onde se sinta bem e é importante saber respeitar a opinião das outras pessoas para um bom relacionamentos para com todos.
    Evelyse Costa Gomes sala 06

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  8. O texto aborda a importância de se estudar os processos pscológicos com o intuito de compreender a individualidade de cada pessoa, sua forma de perceber o mundo em volta e assim poder melhorar o desempenho de cada um no meio organizacional. A Gestalt traz essa abordagem de forma clara e objetiva facilitando nosso entendimento em relação ao assunto.

    Raquel de Sousa
    Sala 06

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  9. Gerir pessoas não é um tarefa tão simples, pois cada pessoa pensa de uma maneira diferente uma da outra.
    Sendo que um lider tem que saber lhe da com cada uma delas, levando em consideração a experiência que possui, vendo que um lider não pode somente mandar nas pessoas e sim orienta-las para que possam obter um bom resultado em seu trabalho e ficarem constantemente motivadas.
    Para isso é preciso um trabalho arduo e de muito empenho para que possa obter um bom resultado com sua equipe para a melhoria da sua equipe e da organização em geral.

    Rosellis Cristina Negromonte
    Gestão em recursos humanos
    Sala 06

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  10. Hoje em dia o mundo existe muita concorrência e a empresa em si busca alimentar a cada dia seus lucros objetivando um bem maior mas procura estudar a cada momento seu colaborador pois é a base da empresa, de forma em que já busca um profissional capacitado e que se encaixe dentro do perfil da empresa e que possa ser dinâmico dentro das diversidades que possa ser encontrado.

    Nome: Antonio Aryennizio Alves Ancelmo
    Curso: Gestão de Recursos Humanos
    Sala 06

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  11. primeiro de tudo para gerir pessoas é necessario gostar de gostar de pessoas.é saber liderar uma equipe ter amisade com todos sabendo impor respeito explicar o trabalho dizendo o que a pessoa vai fazer e como ele vai fazer.ter experiencia que todas as pessoas da equipe são importantes
    e que todas elas são prescisas para que a equipe tenha todo sucesso.
    Livian Bezerra
    sala: 06
    gestão em marketing

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  12. No processo administrativo atual, com a inclusão da gestão participativa e com decisões de ordem democraticas a identificação e a gestão de cada individuo tenteu a ser individuao mas também através de grupos identificar caracteriscas unicas de cada individuos e usa-las da melhor maneira em prou da empresa, essa e a tentência do momento.

    Ricardo Viana Linhares 07100086

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  13. As empresas tem que saber lidar com funcionários, ter respeitar, pois cada pessoa age de maneiras diferentes, pensame possuem emoções diferentes.
    E são essas diferenças que é montado o perfil do funcionário, então a empresa tem que esta preparada psicologicamente para lidar com essas multiplas percepções.
    Elisângela da Silva Magalhães
    Curso: RH
    Sala :06

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  14. A gestão de pessoas é algo que tem tido um foco especial neste primeiros anos deste novo milenio. Creio que seja o grande desafio deste seculo, aliar lucratividade com o reconhecimento do trabalho humano, promovendo o desenvolvimento das pessoas. As empresas que melhor souberem identificar e gerir as habilidades de seus colaboradoes, serão aquelas que terão sucesso.

    Aluno: Givanildo Almeida de Albuquerque
    Curso: RH

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  15. Mais que identificar as habilidades tecnicas, as empresas tem de buscar conhecer e desenvolver as habilidades comportamentais de seus colaboradores. É a partir do desenvolvimento de pessoas que as empresas serão reconhecidas, e poderam se promover a partir do diferencial humano.

    Aluna: Marilisy Melo Martins
    Curso: RH

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  16. AS EMPRESAS HOJE PRECISAM TER UM MELHOR RELACIONAMENTO COM SEUS FUNCIONARIOS. TER UMA MELHOR PERCEPÇAO DO COMPORTAMENTO POSITIVO, EM CASO DE PROBLEMAS PROCURAR ENTENDER O MOTIVO, CLARO TENDO A FLEXIBILIDADE DENTRO DOS POSSIVEIS DA EMPRESA OU EM CASO USAR EXCESSOES.TER RECONHEÇIMENTO PROFISSIONAL, QUE IMPORTANTE PARA UM PRIFISSIONAL DEDICADO, REMUNERAÇAO. OU SEJA, SAO PEQUENAS COISAS, PARA UM PROFISSIONAL SER DEDICADO AO SEU TRABALHO. " BASTA UM PEQUENO GESTO PARA O FUNCIONARIO TER O ORGULHO DO CHEFE E DA
    EMPRESA QUE TRABALHA.

    MURILO DIOGENES
    SALA 7
    CONSTRUÇOES DE EDIFICIOS

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  17. Os gestores da atualidade tem que se atentar ao fato de que o ser humano é mais que meramente ossos e músculos. O trabalho aponta para alguns problemas que são necessários de serem solucionados no contexto organizacional de hoje em dia. O gestor que não consegue estimular psicologicamente seus subordinados nunca conseguirá manter um nível produtivo satisfatório.

    FRANCISCO DANIEL SOUZA FERNANDES
    SALA 7
    RH

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  18. o resumo do trabalho está bem elaborado, consistente,deixando transparecer a quem lê uma nitida elaboração contextual com bastante embasamento cientifico. o texto nos coloca em um circulo de relacionamentos interpessoais, percepções e perspectivas no ambiente de trabalho, a qualidade de vida no trabalho, nos mostra que as pessoas motivadas, felizes, satisfeitas trabalham melhor, produzem mais, vivem melhor e sentem mais a vida.

    Everaldo Saldanha - Sala 07
    Recursos Humanos

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  19. O trabalho aqui mostrado nos trouxe bastantes reflexões a respeito do elo entre o gerenciador e o profissional, que ambos são primordiais para o sucesso de uma organização, visando tambem o respeito e a motivação para que ambos possam ter uma melhor qualidade de vida.vale apena frizar tambem a organização e o desempenho da equipe.
    Alexsandro Santana Castro Sala 07
    Construção de edifícios

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  20. marcia disse...
    hoje nas grandes empresas é preciso trabalhar em equipe se relacionar com todos saber respeita e falar sua opiniôes dentro da empresa pra ter um bom relacionamento é saber conquistar o seu proprio cliente.
    marcia aline sala 07 gestao comercial.

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  21. Gestão é atividade empreendedora de alguém que está engajado num empreendimento, reconhece viável uma idéia para um produto
    ou serviço, um negócio, e o leva adiante. O comprometimento com o empreendedorismo leva à inovação, que se nutre na mudança para criar valor. Vivemos em uma sociedade de caráter empreendedor, em uma economia empreendedora – o que conduz a uma gestão empreendedora, pois o empreendedor não é apenas um dinamizador: é também um gestor eficiente. Outro conceito essencial da gestão do milênio é o de organizações que aprendem, mudando o paradigma de uma organização que trabalha rotineiramente para o de uma organização que aprende, adotando uma filosofia permanente que permeia e envolve toda a empresa, tendo como técnicas de gestão o compartilhamento da informação, do conhecimento, a disseminação das melhores práticas, o empowerment e o aprendizado permanente.


    BERGSON SIMÕES RIBEIRO DE ARAGÃO.
    SALA 07 - CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS.

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  22. Num ambiente de trabalho o individuo pode ter percepções diferentes de acordo com os mais diferentes tipos de gestores, quando o gestor dá oportunidade a seu funcionário de se expressar e dar a sua opinião o funcionário se sente valorizado por simplesmente ter participado de algum ato, ou atividade. Quando não há este tipo de oportunidade o subordinado ao invés de ir ao emprego vai ao “trabalho”, entre aspas porque neste sentido a palavra está sendo direcionada a obrigação. Isto também influi numa qualidade de vida melhor por ele se sente mais livre e sabe que suas idéias sempre podem ser bem-vindas. Uma liga a outra porque também ao mesmo tempo em que ele é participativo no seu grupo e outras pessoas também já pode ser considerada uma equipe, pois todos agora estão mais unidos, gerando um Bom Relacionamento Interpessoal com seu(s) Gestor(es) e colegas de trabalho.


    Antonia Lidiane da Silva Macêdo - Sala 7 - Gestão em Recursos Humanos

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  23. O trbalho está bem elaborado, uma apresentação boa, e que deixou claro o bom relacionamento interpessoal, e que as pessoas precisam de harmonia entender uns aos outros dentro deste ambiente para trabalhar feliz.

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