sexta-feira, 2 de abril de 2010

"Ciência, Senso comum e revolução cientifica: ressonância e paradoxos"


Uma das questões mais difíceis de responder sobre ciência é a que se relaciona com sua definição. Não há uma forma de definir ciência, por ser um tema muito complexo e flexível. Ao contrario do que pode pensar a ciência não são sós experimentos, muito pelo contrario é extremamente abrangente e complexa.

Na ciência nada é uma verdade absoluta, tudo que é dito como “verdade” hoje, pode ser visto de forma completamente diferente com o passar dos anos. Podemos dizer que a ciência é um conceito abstrato, tudo que conhecemos de “concreto” são somente os resultados dos trabalhos do cientista.

Durante séculos os caminhos utilizados para buscar respostas eram a religião e a crença, durante muito tempo o fundamento em filosofia era Deus, ate mesmo na ciência, pois Newton ainda se referia a Deus, então podemos concluir que religião, crença e ciência já estiveram do mesmo lado.Algumas comunidades pessoas ainda hoje utilizam as crenças e a religiões como sinônimos de verdade.

Os conceitos que nascem do cotidiano são denominados de senso comum, esses conceitos são aprimorados pelo meio cientifico e se tornam cientifico.

Autor: Francisco Kayo A. de Freitas

5 comentários:

  1. Desde os tempos remotos que ciência e senso comum divergem e interagem na sociedade. as grandes descobertas cinetificas tiveram sua origem nos acontecimentos do cotidiano, no senso comum. Os cientistas observam os fatos e apartir deles iniciam suas pesquisas, investigam até descobrir uma logica, uma razão de ser. Então o que era senso comum, muitas vezes com explicação divina " é assim porque Deus o quis" torna-se cientifico, comprovado após minucioso estudo. O contrário tambem acontece. Depois de vencer a resistencia dos adptos do senso comum a ciencia torna-se o proprio senso comum. Então surge um novo conceito, que contradiz o anterior - porque a ciência está sempre evoluindo - e voltamos ao embate Cìência X senso comum. Esta constante busca pelo saber, desde que usada para com consciência, é importante para novas descobertas para o bem da humanidade.

    Marineide souza - matricula 10100895
    Administração noturno - North Shopping

    ResponderExcluir
  2. Edson Pereira de Souza Júnior(10100684)
    North Shopping - Administração Noite

    No processo de evolução, a humanidade acumulou saberes que foram sistematizados como conhecimentos. A filosofia nos auxilia nas funções teóricas e práticas a chegar a uma concepção por meio da auto-reflexão. O senso comum contribui para que a ciência progrida. A ciência existe para esclarecer aspectos porblemáticos do senso comum, fornecer respaldo aos questionamentos e fundamentar cada conhecimento produzido em resposta a demanda.

    Edson junior...

    ResponderExcluir
  3. Gleyce de Paiva freitas(10110101)7 de abril de 2010 às 05:15

    A ciência é uma construção racial,onde a dúvida está sempre presente e com isso procura justificar as crenças (atitude crítica),e o senso comum é um conhecimento mais baseado na percepção do que na razão.Mais tanto a ciência quanto o senso comum,estão relacionados na nossa vida, e é atravéz do conhecimento vulgar (senso comum )que chegaremos no conhecimento científico.

    ResponderExcluir
  4. Angela Alves
    Administração/noite(10100617)

    A ciência ela busca a verdade e comprovação cientifica, sendo essa a diferencia do senso comum que é a busca da compreensão das coisas através do meio social. É o nosso conhecimento do dia a dia, as experiências, nossa cultura é tudo aquilo que necessitamos para viver bem. Usamos muito o senso comum no nosso cotidiano ex: Comer Baião de dois e tomar banho dar trombose, ou que manga com leite fica de boca torta, entre várias crenças que conhecemos.

    ResponderExcluir
  5. Como o senso comum tem base na filosofia,tem toda essa questão de indagação,pesquisa em busca de perguntas para alcançar o conhecimento,não a exatidão.Já a ciência toma essas perguntas como inicio e parte em busca da resposta.Mas não é tão simples assim,não é só dizermos que uma pergunta e a outra responde,pois todos sabemos que a filosofia é a mãe de todas as ciências,a partir dela que surgiram matemática,física e todas as outras. Não são opostas,mas também não andam lado a lado,é realmente paradoxal,mas existem mais coisas entre o céu e a terra que nem eu nem você podemos supor,mas a filosofia pesquisa e a ciência pode explicar.


    Brena Kérsia
    Gestão em Recursos Humanos - 2010.1

    ResponderExcluir