quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ciência e Senso Comum


Autora: Mary Mie Ito dos Santos

(Psicologia Aplicada)

De acordo com o filósofo Descartes, “Penso, logo existo”. Sua solução era inaceitável, pois não explicava ainda como e porque algo físico poderia ter um duplo papel, interface entre mente e corpo.
A perspectiva de senso comum acerca o mental, derivada da psicologia popular – ou seja, a descrição do mental através da teoria habitual que todos possuímos e pela qual explicamos os comportamentos alheios recorrendo às idéias comuns de “intenção, crença, desejos”, etc. Trata-se de reconciliação entre ciência e senso comum, cuja convivência deixou de ser problemática a mistura entre a ciência e senso comum, quase sempre deparamos com dificuldades inusitadas e confusões conceituais.
Em nosso dia-a-dia formulamos uma série de opiniões a respeito de tudo que nos cerca e que geram infinidade de conceito aos poucos vão se tornando parte dos conhecimentos popular. Contudo, nem todos os conhecimentos integrantes do senso comum são irrelevantes, já que partem da própria realidade, algumas são de fatos preciosos, faltando, sobretudo, o rigor, o método, objetividade e a coerência típicas do senso crítico.
“ O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver. E para aqueles que teriam a tendência de achar que o senso comum é inferior à ciência, eu só gostaria de lembrar que, por dezenas de milhares de anos, os homens sobreviveram sem coisa alguma que se assemelhasse à fundadores, está colocando sérias ameaças à nossa sobrevivência ”. Rubens Alves (Filosofia da Ciência, p. 16)
“A ciência parte do senso comum, sendo que é justamente a crítica ao senso comum que permite que esse seja corrigido ou substituído. Assim toda ciência é senso comum esclarecido.” (Karl Popper)
O que espera é que um senso comum esclarecido e uma ciência coerente com as realidades sociais; um saber prático que dá sentido e orientação à existência e a prudência para encontrar o bem comum. Depois de romper com senso comum, à ciência deve transformar num novo e melhorado senso comum, assim, a praticidade do senso comum com o método e o rigor típicos da ciência e da filosofia.

14 comentários:

  1. O senso comum usado nos dias de hoje, pertence ao que foi aprendido, experimentado no passado... a proximidade entre as comunidades e as necessidades de lutar para sobreviver, entre outros fatores, promoveram a expansão do senso comum em seu tempo... A Ciência começou dando pequenos e discretos passos, até que nos dias atuais, não caminha a passos largos.. simplesmente voa!
    Mas, para onde a Ciência se dirige? Para a liberdade ou a opressão?
    E o senso comum, onde foi parar? Ou melhor cadê o bom senso?
    virginia Costa

    ResponderExcluir
  2. Ciência e senso comum andam juntos,e é necessário esse elo, para que possamos compeender,e tirarmos nossas próprias conclusões.A ciência por sua vez,vislubrando o desconhecido,e o senso comum fazendo do homem um ser pensante e com senso crítico sobre tudo que acontece ao seu redor.
    Maria cleide alencar

    ResponderExcluir
  3. A ciência é um termo um pouco complexo de se definir, pois possui várias interpretações, ela não resume-se somente em experimentos, teorias e leis, é bem mais do que isso, abrange diversas áreas.Já o senso comum diferencia-se da ciência pois a ciência tem como bases estudos e pesquisas e ja o senso comum baseia-se no cotidiano, em experiências de vida, não ha nada cientifico que comprove que aquilo é verdadeiro.

    Camila Pereira Nascimento- Gestao em rh

    ResponderExcluir
  4. Agora consigo compreender a diferença entre senso comum e conhecimento cientifico que e bastante interessante o conhecimento dessas duas ciências ambas tem sua importância na sociedade pra mim as duas tem que estar sempre juntas por que o senso comum precisa do conhecimento cientifico para ter fundamentos.
    E o conhecimento cientifico precisa do senso comum para ter bases para suas pesquisas estudos etc...
    Agueda maria da silva

    ResponderExcluir
  5. o texto explica de uma forma facil de entender a diferenca entre senco comum e a ciencia,qual a diferenca,qual a definicao.Podemos ver e entender de forma clara que senso comum parte da ideia sem logica e popular ,sem aprofundamento de estudo,ja a ciencia tem como objetivo provar a logica e isso depende de tempo e estudos aprofundados.

    jhennyfer costa

    ResponderExcluir
  6. Esse texto me fez relembrar todos os comentários da primeira reação ao ler a primeira vez o texto-sentido. Também concordo com a Mary,todos nós temos a capacidade de possuir esses dois conhecimentos a partir do momento em que nos expressamos e estudamos. A ciência é exata e o senso comum é uma opnião, deve infatizar também que essas formas de expressão regem o mundo desde a antiguidade como na atualidade. Concluo com essa experiência que quando eu estiver diante problemas ou momentos de decisão eu devo saber destinguir qual é a minha posição, mantendo a honestidade e a ética profissional.


    Eduarda Ferreira Pinheiro - Gestão em Marketing

    ResponderExcluir
  7. Toda a idéia tem origem de uma pessoa que tem um senso comum, pois este é adquirido com o tempo de sua vida, todos nós possuimos, este conhecimento transcorre em sua vida que independem de estudos e treinamento da ciência. O senso comum são conhecimentos que sempre vão estar nas pessoas, pois deste que irá surgir os treinamentos científicos que irão especializar em assuntos que poderão resolver problemas com capacidade de destaque ao indivíduo. Ou seja senso comum e ciência sempre caminham juntos, pois um depende do outro para que os homens compriendam melhor o mundo. O senso comum pode procurar com a ciência soluções para os problemas que podem surgir e assim desenvolver com o pensamento o conhecimento científico

    ResponderExcluir
  8. Toda a idéia tem origem de uma pessoa que tem um senso comum, pois este é adquirido com o tempo de sua vida, todos nós possuimos, este conhecimento transcorre em sua vida que independem de estudos e treinamento da ciência. O senso comum são conhecimentos que sempre vão estar nas pessoas, pois deste que irá surgir os treinamentos científicos que irão especializar em assuntos que poderão resolver problemas com capacidade de destaque ao indivíduo. Ou seja senso comum e ciência sempre caminham juntos, pois um depende do outro para que os homens compriendam melhor o mundo. O senso comum pode procurar com a ciência soluções para os problemas que podem surgir e assim desenvolver com o pensamento o conhecimento científico RAFAELA DE CASTRO NUNES

    ResponderExcluir
  9. Podemos observar que ciência é uma palavra que não tem uma definição concreta, pois os próprios cientistas dizem que, ao definir esta palavra, sempre falta alguma coisa para ser lembrada ou adicionada e nunca as opiniões no geral se assemelham. Freire-Maia bem que tentou, mas sua definição não se agregou completamente ao que seria ciência, faltou muita coisa, talvez coisas que nem sequer descobrimos ainda. Porém este mesmo conhecimento científico discorda de uma outra frente, chamada senso comum. A chave para unir e entender a ciência em geral pode ser a filosofia, que mais se aproxima do pensamento da humanidade. A filosofia é a visão geral de todas as ciências de outro modo, que tende a agregar todas elas de alguma forma. Todas as disciplinas sempre tem um ponto em comum, mas que não descobrimos ainda por falta de comunicação entre as mesmas.

    ResponderExcluir
  10. Marilucia Rodrigues-R H 1° Semestre2 de outubro de 2009 às 02:24

    Esse texto veio me ajudar muito em relação a Ciencia e Senso Comum, agora percebo com mais facilidade a diferença entre os dois;descobrie tambem que o senso é algo que todos nós desenvolvemos e adquirimos a cada dia através da vivencia e experiencias, e a ciencia é algo mais aprofundado, fazem experimentos,buscam provas e usam essas experiencias no final para explicarem o porque de tudo.Enfim ciencia e senso comum precisam caminhar juntos para obterem melhores resultados.

    ResponderExcluir
  11. O ser humano vem evoluindo com o passar do tempo e a velocidade dessa evolução tem aumentado de tal forma que impressiona o ritmo de tal metamorfose, a humanidade caminha para que o mistério da mente humana possa ser desvendado, mas o estudo da mente humana através da psicologia nos faz melhor ou pior, nos revela o quanto somos falhos ou nos ensina a viver, tomar atitudes corretas ou quem sabe facilita a gerir o lado vil do ser humano, continuemos estudando pois a incógnita da mente humana tem uma imensidão de surpresas a nos revelar.

    ResponderExcluir
  12. ainda existe muitos estudos sobre a ciência e o senso comum o que acho é que sâo duas companheiras que estâo sempre juntas, andam lado a lado. a ciência nâo explica o senso comum embora o ser humano venha evoluindo bastante para desvendar o mitério da mente, mas a ciência precisa do senso comum como base, quanto o senso comum necessita da ciência.

    ResponderExcluir
  13. Ediana Curso: Gestão em Marketing 1ª Semestre.

    Durante muito tempo os cientistas tentaram inúmeras vezes separa o senso comun da ciência, mas tiveram êxito a ciência não se resume só em experimentos, pelo contrario, é extremamente abrangente, sem falar que a sociedade necessita de mitos para entender o que os Ciêntistas não explicaram ainda.

    ResponderExcluir
  14. Este assunto é bastante polêmico pois possui diversas analíses sobre o tema. Gostaria de registrar o fato de que hoje em dia continuamos agindo mais pelo senso comum principalmente no interior do nosso estado, mas esse quedro tende a diminuir numa pespectiva futura pois com a globalização e a velocidade das informações estamos cada vez mais tendo um conhecimento cientifico...

    Francisco Ilson Viração Junior - Construção de Edifícios.

    ResponderExcluir