domingo, 13 de setembro de 2009

Mudança nas Organizações de Saúde


Autora: Maria Eliane Gaspar de Almeida
(Mudança e Comportamento Organizacional)

Uma organização de saúde deve trabalhar sempre em função das necessidades dos usuários, ficando atenta para as suas opiniões sobre o serviço ofertado. A forma mais clara de se avaliar como está sendo o atendimento de uma organização é através de um questionário que poderá ser aplicado com o paciente na hora em que ele se encontra recuperado e apto para voltar ao seu lar. Através de suas respostas o gestor vai poder verificar se realmente a sua equipe está trabalhando de forma eficiente e se o paciente se sentiu bem durante o atendimento.
O planejamento dentro de qualquer organização de saúde seja ela pública ou privada é fundamental, para que os objetivos sejam adquiridos de forma satisfatória, tanto para a instituição quanto para o ser humano que utiliza os serviços.
A interação das equipes em qualquer empresa agrega valores positivos para a mesma, principalmente quando ela trabalha com a missão de atender todas as pessoas bem, com excelência, ética e humanidade sem nenhuma forma de discriminação.
O trabalho de forma coletiva com profissionais bem preparados que buscam os mesmos objetivos dentro da organização, produz indicadores positivos para o sistema de gestão de qualquer empresa, principalmente num centro de saúde que as tarefas ao serem distribuidas, devem ser bem executadas, para que os usuários possam ter um atendimento de qualidade, suprindo assim as suas necessidades.

18 comentários:

  1. A estrutura do texto esta ótima,e sem falar que é bem isso que as organizões de saúde deviam fazer seja ela pública ou privada buscar saber dos pacientes se estão sendo bem tratados ou não.Hoje em dia nos deparamos com hospitais lotados da rede pública e da rede privada por incrível que pareça e ter uma ouvidoria nesses locais seria de extrema importância para um melhor funcionamento e é claro não basta ter essas ouvidorias só de fingimento é aceitar as reclamações e ir em busca de melhorias,alías mais do que as outras organizações essas instituições de saúde trabalham com a vida de seus usuários!

    Ana Regina.

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  2. O texto abrange a nossa realidade,hoje nos deparamos com empresas que não buscam tratar bem seus clientes,seus principais aliados.Todas as organizações seja ela pública ou privada,precisam buscar excelência em seus produtos e serviços.Por isso é bem colocado a sujestão de uma avaliação,isso irá abrir os olhos de gestores que buscam crescer e serem referencia em atendimento de qualidade.
    Parabens Eliane Gaspar pelo texto bem desenvolvido!

    Liliane Gama

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  3. É interessante lermos esse texto e pensar que isso está longe de ser uma realidade no Brasil,mas a sugestão foi passada,com muito êxito,seria dever de toda empresa e principalmente da rede de saúde oferecer esse algo a mais,que na verdade não era para ser esse algo diferente,mas sim o algo essencial.
    Parabéns Eliane muito bem escrito!
    Talytha Sales

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  4. Ótimo texto, a autora realmente descreve com muita desenvoltuta um exemplo de como melhorar o desempenho do sistema de saúde. Com foco principalmente no cliente, e em técnicas de como instigar o desenvolvimento das equipes. Pena que o nosso sistema único de saúde está longe desse perfil relatado, mas nada que não possa ser melhorado com gestores competentes e determinados.


    Edjane Camylle

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  5. Então é necessário uma grande mobilização para possamos tornar realidade o que foi descrito no texto, não só com relação a saúde mas em qualquer organizção em que trabalhemos.

    Edjane Camylle

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  6. O texto tenta nós passar como deveria ser o planejamento dentro de uma organização de saúde.O que a autora do texto tenta transmitir é que a organização deveria pensar mais nós pacientes e ninguém melhor do que o próprio cliente para dizer se está sendo bem tratado ou não, por isso a idéia de um questionário de perguntas é bem interessante pois atraves dele podemos verificar os pontos a desenvolver da organização e assim os dois ganham com isso, tanto paciente que vai ser melhor atendido, como a instituição que vai ganhar cada vez mais credibilidade e estabilidade no mercado. Parabéns pelo excelente texto! Natália da Silva Fernandes.

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  7. O texto demonstra a necessidade de uma organização na area de saude atender bens seus pacientes para que eles fiquem satisfeito com o atendimento,mais para que isso aconteça é preciso ter um planejamento bem sucedido com profissionais bem preparados.

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  8. O texto demonstra a necessidade de uma organização na area de saude atender bens seus pacientes para que eles fiquem satisfeito com o atendimento,mais para que isso aconteça é preciso ter um planejamento bem sucedido com profissionais bem preparados.
    ANDREA SILVA DE OLIVEIRA

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  9. Execelente texto,relata a realidade que a saúde vive a carência de qualidade na saúde pública e a difernça que infelismente existe entre a pública e a privada, com base neste texto somos capazes de identificar as dificuldades(a barreira)que existem,onde possamos procurar uma solução para esta questão.
    Fernanda Lira

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  10. Execelente texto,relata a realidade que a saúde vive a carência de qualidade na saúde pública e a difernça que infelismente existe entre a pública e a privada, com base neste texto somos capazes de identificar as dificuldades(a barreira)que existem,onde possamos procurar uma solução para esta questão.De forma simples possamos resolver,mudando a forma de comportamento, a habilidade de atendimento,dispor de treinamento onde possamos capacitar o colaborador para que possamos atingir o objetivo que e mudar esta situcão que o páis vive...
    Fernanda lira

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  11. BEM SABEMOS QUE ALGUMAS EMPRESAS NÃO TRATAR BEM SEUS CLIENTES,MAS ESSES NÃO TERA EXCELENCIA DE SEUS SERVIÇOS,COM RECLAMAÇOES A EMPRTESA NÃO PROSPERARA E SUAS REFERENCIAS DE UM MAL ATENDIMENTO E REPASSADO A TODOS , SEQUI EM QUALQUER INSTITUIÇOES E SEUS COLABORADORES NÃO SARTISFEITO LOGO ASSIM SEU ATENDIMENTO SERA DE MAL QUALIDADE,A SOLUÇÃO CREDIBILIDADE E QUALIDADE SO ASSIM SE FAZ A MOBILIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES ...

    PAULO JOSIAS

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  12. PARABÉNS ELIANE GASPAR, ÓTIMA A SUA PERCEPÇÃO SOBRE O ATENDIMENTO HOSPITALAR, UMA VEZ QUE PODEMOS PERCEBER A DIFERENÇA DO SERVIÇO PRESTADO POR UM HOSPITAL PARTICULAR E POR UM HOSPITAL PÚBLICO, CONCORDO QUANDO VOCÊ FALA QUE HÁ UM CERTA DISCRIMINAÇÃO AOS USUÁRIOS DE TAIS SERVIÇOS E QUE ISSO PRECISA SER MUDADO,AFINAL O PAPEL DE TODOS AQUELES QUE PRESTAM SERVIÇOS A SAÚDE PÚBLICA É O DE PRESERVAR E ZELAR O BEM ESTAR DAS PESSOAS. PAULINE CAVALCANTE

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  13. O comentário feito nesse texto não se limita somente as organizações de saúde é de suma importância que as empresas estejam preocupadas com o bem estar e a satisfação de seus clientes e funcionários para que o clima organizacional seja harmonioso e possível de se trabalhar. O questionário proposto ao paciente é uma forma eficaz de saber qual é o problema e soluciona-lo pois é aonde entra o Recursos Humanos para agir. Parabéns Eliane!.
    Jordania Sena

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  14. MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

    O que eu entendi, foi que como as organizações de saúde trabalham em função de quem elas atendem, elas elaboram um questionário para o paciente então recuperado, responda como foi seu tratamento, para com isso, os médicos poderem avaliar se todos estão trabalhando bem, e se o paciente se sentiu bem com seu tratamento.

    Também pude perceber que nas instituições de saúde, o planejamento e o trabalho em equipe dos funcionários, trazem resultados positivos para a instituição

    Márcio Bruno Rabelo Andrade
    Sala 06- Noite

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  15. E também vale ressaltar que esta forma de atendimento,ainda forma uma realidade,que não é muito comum no nosso país, pincipalmente no serviço público de saúde, mas quem sabe futuramente, isso não chegue a ser uma atitude comum

    Marcio Bruno Rabelo Andrade
    Sala 06-Noite

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  16. Todos tiveram a mesma visão sabemos que a mudança organizacional é fruto de estudos organizacionais, sendo da responsabilidade dos responsáveis de topo gerir como é introduzida a mudança e como é esta a forma da organização se tornar mais competitiva, procurando ajustar à realidade da conjuntura em vigor.



    marcilio santos de sousa

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  17. Eliane, a precarieda de se encontra em todas as instâncias de uma sociedade inconsciente e os poucos que são conscientes quando podem fazem a sua parte. Eu sou uma formiguinha daquelas bem persistentes que tenta a cada cliente que atende mudar essa visão de que só o serviço público atente mal, de que só o serviço público não presta. Essa é a mentalidade que o Governo quer criar para se desculpar quando não cumpre com o mínimo e nesse mínimo está o restabelicimento da dignidade humana. A conscientização de que todo mundo tem que fazer a sua parte e tem que ser um disseminador de uma cultura educacional não é fácil, mas é possivel e eu ainda acredito. Porque se a gente não acreditar, o que nos resta?
    Berliete Oliveira.

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  18. As mudanças devem ocorrer principalmente nos orgaos publicos onde o atendimento é muitas vezaes precario mais essa forma de avaliaçao é uma boa ideia tanto para o atendiemto publico como privado deve ser feito um planejamento dentro das equipes e uma pesquisa tambem com os familiares que de uma forma ou outra sofrem com tal situação.
    Lívia Mara Bessa

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