quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mudança organizacional


Autora: Silvia Patrícia de Souza Menezes

(Mudança e Comportamento Organizacional)

Atualmente as organizações vêm sofrendo mudanças para se adaptarem as oscilações de um mercado com consumidores cada vez mais exigentes e concorrência acirrada. Assim as empresas têm investido em diferenciais competitivos e na aplicação de conceitos como aprendizagem, conhecimento e competência.
Desde a década de 1980, as empresas vêm se submetendo as mudanças constantes exigidas pelo mercado. Mas o que causam as mudanças? De acordo com Herzog, as situações capazes de provocá-las são: crises e problemas com a própria estrutura organizacional e com seus clientes (insatisfação quanto ao atendimento ou produto); novas oportunidades conseqüentes de inovações tecnológicas ou envelhecimento do produto; e novas diretrizes a serem seguidas. E, geralmente, as mudanças têm como objetivos melhorar a qualidade do produto/serviço de forma a estar sempre à frente da concorrência; aumentar a produtividade (motivando e treinando seus colaboradores); refletir valores e competências dos novos líderes; reduzir custos e ainda administrar conflitos internos.
Um dos principais conflitos a serem superados é o medo que as mudanças trazem, elas tendem a serem logo percebidas pela organização e nem todos estão preparados para recebê-las, afinal já possuem seus próprios paradigmas. Mas com as atuais mudanças o individuo deixa de ser passivo e transforma-se em um ser ativo, participando diretamente da formulação dos novos valores inclusive os seus, de forma que a mudança passa a ser vista como uma aquisição de novos compromissos valorativos. Assim os velhos paradigmas dão origem aos novos.
São cada vez mais comuns os meios de comunicação divulgarem mudanças organizacionais que deram certo, empresas que resolveram apostar no novo e não só se mantiveram no mercado como obtiveram crescimento. Nisto a literatura gerencialista têm sido pródiga na divulgação dos casos.
Os administradores do século XXI passam a ter uma nova visão da organização, uma visão sistêmica onde realizar e adaptar-se as mudanças organizacionais não só significam sua longevidade no mercado, mas principalmente a sobrevivência de sua empresa.

3 comentários:

  1. O mundo gira em formas de inovações e o progresso é resultado das inumeras criatividades que deram certo e foram postas no mercado. Mudança organizacional associada a mudanças culturais é a onda do momento, vamos aproveitar a maré e partir para novas descobertas.

    Berliete Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Em um mundo corrido como nosso e cheio de instabilidades as empresas necessitam de respostas bem rapidas para as sua expectativas,dessa forma as organizações estão arriscando em mudanças grandes e complexas correndo o risco de perder o seu lugar no mercado ou se fixar de vez pois teve a coragem de inovar em algo novo.

    Gelma

    ResponderExcluir
  3. Nas organizações, estão ocorrendo mudanças cada vez com mais rápidas, quem consegue se engajar nessas mudanças é quem está mais atento á competitividade do mercado sendo porém, mais criativo, inovador, e tendo uma visão sistemica.

    Regina Alves

    ResponderExcluir