quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Somos um eterno vir a ser


Autora: Rosangela Lopes

(Mudança e Comportamento Organizacional)


Os profissionais se dedicam cada vez mais ao conhecimento técnico, buscando o crescimento dentro da sua área de atuação, considerando ser o principal objeto para o sucesso dentro das organizações, porém, no mundo globalizado, de relacionamentos sem barreiras, o conhecimento técnico é apenas uma das ferramentas para quem deseja alavancar o crescimento organizacional. Para as pessoas de linha de frente como os gestores, o mercado exige cada vez mais: a ousadia e a quebra de paradigmas. Os modelos de gestão engessados como comportamentos cristalizados se tornaram o maior entrave para a percepção organizacional nos dias de hoje onde as informações se movimentam numa escala de progressão geométrica.
A vida é movimentada por ciclos, as pessoas estão sempre se deparando com as mesmas situações de tempos em tempos. Como o homem está fadado à evolução e ao crescimento, a percepção nunca será a mesma diante dessas mesmas situações nesses ciclos da vida. A maturidade modifica a visão de eventos já vividos anteriormente, isto é, só o conhecimento provoca mudanças de comportamento. O conhecimento de forma geral e ampla, começando pelo autoconhecimento, pois através dele é que se chega ao autocontrole. E como tudo isso pode influenciar no sucesso profissional e organizacional? Simples. As organizações são compostas por pessoas, são geridas por pessoas e quanto mais se desenvolve e se descobre o limite, a capacidade, quanto mais se estimula o conhecimento das pessoas, mais se estão investindo no próprio sucesso e consequentemente no futuro da organização. O conhecimento e a evolução são infinitos, o bom profissional deve evitar uma visão única das coisas, deve fugir da mesmice, e não é uma tarefa fácil de realizar. Como disse Einstein: “é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.” Mas lidar com diferentes estágios de percepções, respeitando-os e canalizando-os para o objetivo maior: o crescimento mútuo pessoa/organização é onde está a beleza no desafio dos gestores.
Para um plano de ação é necessário se potencializar recursos, e o plano de ação objetivando o crescimento e a transformação organizacional, são usados os mais valiosos numa empresa: os recursos humanos. Lidar com a diversidade humana, perceber sua capacidade e desenvolvê-las torna-se a missão maior dos gestores com visão no futuro, visto que o ser humano não para de mudar, mudar de idéia, de atitude, de estratégia, de humor, o homem não é um ser finalizado, mas em processo de construção, em um eterno aprimoramento, diante dessa realidade, o gestor tem nas mãos, um desafio novo a cada dia. É válido salientar ainda que, devido a imprevisibilidade do material usado no setor de recursos humanos não existem regras definidas para se alcançar metas, e por não ser uma ciência exata o empirismo é muito usado nos processos renovadores e o resultado deve ser levado sempre em consideração sendo ele um acerto ou até mesmo um erro.
A mudança comportamental buscando a transformação da empresa, descobrindo e respeitando limites e possibilidades, revitalizam a empresa estimulando a ousadia das pessoas envolvidas. O resultado é um salto qualitativo notório em produtos, serviços, atendimento e relacionamentos dentro das organizações.

4 comentários:

  1. Muito bom o seu texto,pois retrata de uma maneira bem sutil e clara o que todos nós no nosso dia a dia presenciamos um mundo aonde as mudanças ocorrem frequentementee principalmente o quanto que uma pessoas podem contribuir para que as mudanças ocorram.

    Gelma

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  2. Esse texto explica muito bem como alguns gestores são, e mostra para nós futuros gestores como devemos ser e tentar agir no dias atuais. Si agirmos nas organizações como si fossem nossa,desempenharemos um trabalho sempre na busca da perfeição, pois para nós queremos o melhor.Parabéns pelo texto,explica muito bem como ser um bom profissional.

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  3. Uma frase bem interessante: "O trabalho dignifica o homem." Mas quando uma organização não oferece essa dignidade aos seus funcionários fica difícil acreditar que uma pessoa possa crescer, em sua área,possa desfrutar de um tempo com a família,porque empresas são compostas de pessoas em busca de objetivos da empresa(o lucro, que é natural de países capitalistas), a questão principal é dar subsídios para esse empregado ser alguém mais feliz no que faz como profissional(incentivando, motivando)e dar tempo para ele próprio, posto que nem só de dinheiro vive o homem!Ainda falta muito da parte de organizações ricas e sugadoras do capital humano, muitas escravizadoras, serem na íntegra, fiéis não somente aos clientes mas aos que têm usado sua força de trabalho para essas empresas serem o que são hoje e tratá-los com dignidade também.(Daniely Barbosa- FANOR-Recursos Humanos)

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  4. O texto deixa bem claro o objetivo explicando claramente o sentindo do rh nas organizaçoes, direcionando quais sao as suas funçoes e o que me chamou mais atençao foi isto pelo fato de ser a area do no curso, abrindo mais os nossos conhecimento sobre o assunto.

    thaiane lopes leite 09110111

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