quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Expressões artísticas e teleatendimento


Autora: Luciana de Castro Silveira

(Psicologia Aplicada)

Na sociedade de hoje percebe-se que a qualidade de vida e a saúde são pontos muito importantes que envolvem dimensões física, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. No ambiente de trabalho práticas inadequadas geram impactos negativos na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira da empresa. Uma má qualidade de vida no trabalho gera baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade, ausências e afastamento por doenças originadas do trabalho.
Os programas de qualidade de vida existem para gerar estratégias com o intuito de promover um ambiente que estimule e dê suporte ao empregado e a empresa, conscientizando sobre como a saúde está diretamente relacionada à sua vida profissional.

Os programas de QVT só trazem benefícios:
· Melhoria na produtividade
· Empregados mais alertas e motivados
· Melhoria na imagem corporativa
· Menos absenteísmo
· Melhorias das relações humanas
· Baixas taxas de enfermidade
· Redução do stress

Qualidade de vida → Bem estar físico → Harmonia → Equilíbrio nas relações familiares → Equilíbrio nas relações laborais → Equilíbrio nas relações dentro da comunidade.

Teleatendimento

O teleatendimento vem sendo desenvolvido nos chamados call centers ou centros de teleatendimento. O setor econômico incorporou milhões de trabalhadores em todo o mundo e organizou estruturas de atendimento ao público baseadas na interface telefônico-informática (telemática), tornando-se a principal forma de contato para negócios entre a grande maioria das empresas privadas e públicas e seus clientes e/ou usuários. São inúmeros os ramos da economia envolvidos: telefonia, serviços de utilidade pública, bancos, grandes indústrias, grande comércio, entre outros.
Os call centers de hoje são formados por um público maior de jovens, jovens do sexo feminino, que na maioria das vezes está à procura do primeiro emprego.
São profissionais que passam por um treinamento para adaptação do sistema e conhecimento sobre os procedimentos adotados pela empresa.
O teleatendimento é um trabalho mal renumerado, stressante e que exige muito do seu estado psicológico, pois não é fácil lhe dar com personalidades diferentes.

Alguns componentes de atividade:
· Pressão de tempo
· Controle rígido de desempenho: “qualidade no atendimento”, amabilidade, paciência, assiduidade e tempo “logado”.
· Restrições ao diálogo (scripts).

Fatores que geram patologias
· Forte solicitação da memória e da atenção.
· Ritmos acelerados
· Monitoramento eletrônico constrangedor
· Deficiência do processo de comunicação.
· Falta de ginástica laboral.

As empresas deve dar FOCO a QVT, pois estão lhe dando com pessoas e não com máquinas.

31 comentários:

  1. a atividade de teleatendimento pode ser definido como um exercicio um tanto exaustivo pois de um lado o funcionario se ver pressionado pela empresa,por outro pelo cliente que é o mais importantee as vezes ate mesmo pela sua familia o que traz ate desanimo,desmotivacao para o funcionario. o que vem acontecendo é que de acordo com otexto algumas empresas estao adotando a politica de arte na empresa como uma forma de "desestresse",é a forma que o empregado tem para se desligar e descarregar o sentimento ruim ou bom sobre seu dia ,sobre sua pressao e assim aliviar o que sente.Apesar de ser algo momentaneo , mas ajuda o funcionario no que se diz respeito a seu psicologico.Com certeza é uma boa motivacao ,pode nao servir como solucao, mas a pessoa fica mais leve e o seu rendimento sera bem mais visivel.

    JHENNYFER DA SILVA COSTA- GESTAO EM MARKETING

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  2. Como o texto deixa bem claro a importante que se tornou essencial nas Organizações a preocupação com o bem está e o otimo desempenho que venha dá um resultado na função destinada a ele. Então como o texto fala da arte terapia, esse tipo de ação dentro dá empresa passar um total conforto e segurança da organização x funcinario. Causando esse resultado positivo estabelece um otimo resultado.Pois ao lidar com o cliente ele passar um satisfação ao ajuda-lo. Como se diz: " As Palavras tem Poder..."

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  3. O texto relata a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho. A maior parte das empresas não se preocupam com o bem estar dos seus funcionários, por esse motivo as pessoa estão a cada dia mais desmotivadas, isso faz com que o seu rendimento ao executar as tarefas profissionais caia bastante. O mesmo ocorre com as relações pessoais, pois uma pessoa desmotivada não se sente confortável em marter um contato com o colega de trabalho. Enfim, já esta mais do que na hora das empresas perceberem que estão lhe dando com gente e não com maquinas.
    Ass: Najla Pereira

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  4. Todas as empresas procuram a qualidade no atendimento ao cliente, porém muitas vezes esquecem que para isso deve-se alcançar primeiramente qualidade de vida de seus colaboradores que são a voz da empresa, por essa motivo é que vem sendo implantado nas empresas de call center a arteterapia, que como diz no texto busca, acima de tudo, a melhoria de qualidade de vida através de trabalhos artísticos.
    Fco Brasil.

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  5. A qualidade de vida no trabalho tem em comum necessidade de crescimento e de conquista de espaço na empresa.Com ela se gera uma estrutura da tarefa com intuito de deixar o trabalho mais prazeroso,onde este trabalho requer muita atenção e empatia para com o cliente no teleatendimento.Que é adotado nas empresas um meio de relaxamento feito com artes,dança,ginástica elaboral,e muitas outras formas para a melhoria do atendimento das empresas de call center e telefônia, onde é muito importante tanto para o funcionario e principalmente para cliente onde o foco maior é satisfazer ele.
    Ass: Priscila Cibele.

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  6. Era para existi qualidade de vida no trabalho.mas a empresa quer o melhor do funcionario sem dar as condiçoes devidas...por isso o funcionario fica muitas vezes desmotivado,cansado doente por falta de preparaçâo fisica e psicologica.
    Bruna Jessica (gestao em r.h/1 semestre)

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  7. Podemos notar no texto que,o programa de qualidade de vida,contribui muito para o crescimento pessoal.principalmente nos locais de trabalho,seja qual for.mas ja q estamos falando de teleatendimento,melhor ainda pois trabalhar atendendo milhares de pessoas,requer muita paciencia,agilidade e mexe muito com sentimentos.

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  8. Podemos notar no texto que,o programa de qualidade de vida,contribui muito para o crescimento pessoal.principalmente nos locais de trabalho,seja qual for.mas ja q estamos falando de teleatendimento,melhor ainda pois trabalhar atendendo milhares de pessoas,requer muita paciencia,agilidade e mexe muito com sentimentos
    Bruna Jessica (eu esqueci de assinar no texto de cima)

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  9. Atualmente, as empresas têm foco no lucro acima de qualquer outro ponto.Não que uma organização não tenha que visar o financeiro, mas a saúde de seus colaboradores, deveria, no mínimo, ser tão importante quanto; tendo em vista que são os próprios colaboradores que geram os lucros.
    Concordo com a Jessica quando ela diz que é exigido muito de um funcionário de call center, pois é necessário ouvir,muitas vezes, coisas desagradáveis, e manter a educação,postura e gentileza. Os PQV's seriam muito úteis, pois contribuiriam para a dissipação do stress, aumento da criatividade e uma maior produtividade.

    Francisca Islânia- Gestão em Recursos Humanos

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  10. A preocupação com a qualidade de vida no trabalho é a certeza de que todos serão compensados, empresários e colaboradores.
    Não importa as técnicas ou formas, se forem administradas corretamente trarão resultados surpreendentes. Também a atenção a saúde de seus funcionários, sob todos os aspectos será de grande importância, pois o clima de estress entre eles é constante.
    as organizações com a intenção de melhorar as condições de trabalho sejam quais forem suas técnicas resultará sem dúvida, em inumeros benefícios.
    Maria Elisabete Marques (Recursos Humanos

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  11. Nessas grandes empresas de call center não importa muito o bem estar dos funcionários, meta, meta, meta e só isso que os satisfaz não importa a saúde física e mental. Embora existam outra empresas que investem em programas como:ginástica laboral, redução do stress como pinturas e músicas ambientes. Tais atitudes beneficiam o funcionário e estimulam o bom desempenho nas atividades exercidas.

    Rochely Claudia

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  12. Boa Noite!
    Objetivo do texto é tentar mostrar para as empresas a importância na qualidade de vida no trabalho de profissionais da área de atendimento telefônico utilizando práticas de arte terapia. A presença da arte nas organizações possibilita o resgate do lúdico e do abstrato em ambientes racionais, onde a emoção, a fala e os gestos são freqüentemente controlados e comedidos, nos quais questões que permeiam a rotina dos funcionários além de melhorar a qualidade de vida e contribuir para a diminuição do estresse ocupacional acabam por beneficiar os clientes que procuram o serviço de tele atendimento, mais isso é pouco usado nos dias atuais, pois você trabalha muito, pressão pelas metas é muito alto e realmente o ser humano para estas empresas é relatado como simples número no quadro (rank de metas).
    Leonardo Almeida da Silva, 1º semestre construção de edifícios – sala 7, Fanor.

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  13. Nos dias de hoje é cada vez mais comum nos depararmos com uma grande quantidade de profissionais que chegam a uma situação de extremo estress devido a sobrecarga de trabalho e da forma que ela é imposta.
    O texto em questão nos relata bem como tudo acontece nas empresas de teleatendimento. Profissionais a beira do caos pela forma constrangedora que lhes é imposta as regras do trabalho.
    Faz-se necessário o plano de qualidade de vida no trabalho para superar as situações de intensa pressão e proporcionar um melhor desempenho.

    Francisco José Alves Cassiano
    Construção de Edifícios

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  14. O texto comenta sabiamente os benéficios tragos para as empresas que usam programas de qualidade de vida no trabalho. Investindo nos funcionários as empresas podem obter uma melhor produtividade visto que seus colaboradores se sentem valorizados e podem desempenhar melhor suas atividades. Investir em programas de melhora na qualidade do ambiente laboral visa contribuir para o crescimento e melhor desempenho das atividades de uma organização.(Cláudio Félix Lima- Gestão Comercial - Fanor)

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  15. O teleatendimento ganhou grande expansão dentro das empresas devido ser um grande vínculo cliente-empresa,porém esquecem de valorizar esses profissionais.Como diz o texto a má qualidade de vida no trabalho acaba gerando desmotivação,redução da produtividade por meio destes profissionais.Com os programas de QVT geram-se maiores benefícios como:melhorias na produtividade,relaxamento psicológico,melhorias nas relações humanas e muito mais.
    DARLIANE R. DE SENA (SALA 07)

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  16. Quem trabalha em qualque area,principalmente no ramo de teleatendimento precisa do QVT, porque melhora sua prudutividade,sua auto estima melhora para o relacionameto com os clientes, no ambiente de trabalho, em casa.com o qvt todos ganham principalmente o funcionarioem relação a sua qualidade de vida.(Vladislave de Almeida construção de edificio sala 7)

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  17. A busca incansável pela excelência no atendimento faz com que as empresas deixem de lado o bem estar do colaborador e isso vem provocando uma queda na produtividade, mais afastamento e acarretando aos funcionários probemas físicos e psicológicos. A arteterapia está sendo implantada para melhorar a qualidade de vida dos funcionários através das artes e é perceptível que este método tem aumentado a auto-estima, garantindo um bom relacionamento interpessoal e trazendo mais satisfação no trabalho.


    Ana Cecília Queiroz

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  18. acho muito importante esse programa nao so com funcionarios da area de teleatendimento, mais em todas as empresas deveria ser obrigatorio.Claro que nao iria resolver todos os problemas que possam existir no trabalho mais sair da rotina fazendo trabalhos de distraçao(pintar, cantar, tocar...)seria otimo para a qualidade do trabalho e motivaçao de colaboradores.

    ana geska vieira dos santos

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  19. PEDRO VICTOR DE O. BARROS

    HOJE EM DIA O GRANDE PROBLEMA DO TELEATENDIMENTO , É O DESENTERESSE DOS FUNCIONARIOS DAS EMPRESAS DO RAMO, EM SOLUCIONAR O PROBLEMA DOS CLIENTES,ESSE RAMO DE ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, AINDA É MUITO MAL REMUNERADO, EMBORA A CARGA HORARIA DE TRABALHO AS VEZES SEJA REDUZIDA, A PRESSÃO DOS EMPRESARIOS, E DOS CLIENTES, É MUITO GRANDE ENCIMA DOS FUNCIONARIOS, TORNANDO O DIA, A DIA DE TRABALHO ESTRESSANTE, VISANDO ISSO, ALGUMAS EMPRESAS COMEÇARAM A IMPLANTAR ESPRESSÕES ARTISTICAS NA CARGA HORARIA DO TRABALHADOR, TENTANDO AMENIZAR OS PROBLEMAS CAUSADOS PELO ESTRESS DO DIA DENTRO DA EMPRESA, ISSO DE CERTA FORMA DEVE TRAZER MELHORIA PARA O TELEATENDIMENTO DAS GRANDES EMPRESAS, MAIS TAMBEM JUNTO DISSO, DEVERIA TAMBEM REMUNERAR MELHOR OS FUNCIONARIOS, DAI ENTÃO SERIA MAIS FACIL ENCONTRAR UM ATENDENDE DE UMA EMPRESA , MAIS MOTIVADO EM SOLUCIONAR UM ATENDIMENTO.

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  20. Quem trabalha em qualquer área,principalmente quem trabalha no ramo de teleatendimento,que é uma função quase robotizada de QVT, porque é algo essencial para sua produtividade sua auto estima melhora para o relacionamento com os clientes, no ambiente de trabalho em casa, com o QVT todos ganham, principalmente ofuncionario em relação a sua qualidade de vida fisica e mental.(Vladislave de Almeida, sala 7 noite)

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  21. hoje as empresas visam muito trabalho,lucros com isso acabam esquecendo que tem ali pessoas com necessidades,sentimentos..isso principalmente no teleatendimento a cobranca é demais, o nivel de estresse é elevado e com a qvt isso tende a melhorar com os resultados finais como um bom atendimento com o cliente(mara crisostomo sala 07)

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  22. kethuine pimentel- Rh

    O texto trata da importancia da vida de cada pessoa não só no ambiente de trabalho como em sua vida pessoal, a maioria dos colaboradores não tem o foco total em seu ambiente de trabalho devido perceber qua a empresa não se preocupa com seu bem estar e só com resultado que o mesmo dá.por isso muitos ficam muito desmotivados que acabam tendo que desistir de seu objetivo dentro da empresa não dando o gás total e acabam desistindo de varias oportunidades e realizar o resultados que a empresa espera.

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  23. Swellen Bernardo Ribeiro-marketing
    O que as empresas visam é o lucro, mas estão percebendo que esses lucros não vem de uma boa organização empresarial,mais sim de otimas condição de trabalho,e que nesse ambiente faça com que ele sinta-se relaxado,sem a cobrança de ter que atender as pessoas e bater médias. Com essa visão de trabalho ganha o empregado e o empregador.

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  24. Infelizmente tiram em detrimento de um certo capital, a forma humana de atendimento. Call-Centers resolvem a demanda por atendimento rápido, prático de grandes conglomerados financeiros, industriais, porém não atendem a demanda mundial por uma ocupação estável, boa remuneração e melhores condições de trabalho. È lamentável induzir culpa aos atendentes, no que diz respeito à baixa lucratividade do serviço, pois na cadeira produtiva mundial e nas relações de concorrências entre produtos e serviços, mostram que o diferencial de uma empresa é a relação primordial com seu público e/ou usuários, atrelado ao bem estar de seus colaboradores.

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  25. o texto mostra a realidade dos trabalhadores de call center processos de motivaçao para esse trabalho bastante repetitivo e exaustivo e bem complicado em diversos momentos pois trabalham com meta e tempo de atendimento por isso nem sempre o possivel ter esse tempo de motivaçao .devido a isso em meu ponto de vista essas empresas tem uma rotatividade grande de trabalhadores saem sempre desmotivados.

    Claudiana Teofilo sala 07

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  26. Izabel Cristina (Recursos Humanos)1 de outubro de 2009 às 16:18

    As empresas pensam muito em um bom atendimento visando lucros, porém não se preocupam com o bem estar de seus funcionários. Assim causam uma certa insatisfação para aqueles que trabalham em empresas de call center, não há como passar satisfação para o cliente, já que o funcionário não está satisfeito com a empresa onde trabalha...

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  27. Hoje em dia a falta de motivação dos trabalhadores atinge não so as empresas grandes como também as empresas pequenas,fazendo com que cada dia aumente a insatisfação dos trabalhadores com suas condições de trabalho, a falta de tempo para ficar com a familia , o salário pouco, a falta de benefícios,o stresse do dia a dia,a pressão por produtividade demotivando cada vez mais a todos...
    Ana Claudia - Gestão em Recursos Humanos-sala 7

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  28. A maioria das empresa de Call cente vizando apenas resultados e lucros,acabam se preocupando menos com um bem estar do consultor que existe uma cobrança com resultados,e alem do pouco tempo que e estipulado pela empresa com o cliente em um atendimento.da ai ja surgem uma atendimento estressante para o consultor e o proprio cliente que vai ter duvidas e um atendimento muitas vezes não solucionado devido o tempo de atendimento ser excedido.o consultor extressado com varias cobranças, sem um estimulo acaba se desmotivando como profissional.
    Então e necessário um estimulo maior aos consultores ja que são eles os pricipais que fazem o resultado da empresa atedendo e solucionando cada cliente que esta insatisfeito seja com um serviço ou a empresa.
    Natália Nogueira Gestão em Marketing sala 07

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  29. O texto proporciona a terapia para esse serviço que é tão comentado hoje em dia. Quem trabalha em call center sofre além da pressão da empresa como a dos clientes em que trabalham. A implatação do mercado da terapia no trabalho melhora a condição de trabalho para os funcionários e para o cliente.

    Tayde Pires Ramos - Gestão em Recursos Humanos

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  30. O texto proporciona a terapia para esse serviço que é tão comentado hoje em dia. Quem trabalha em call center sofre além da pressão da empresa como a dos clientes em que trabalham. A implatação do mercado da terapia no trabalho melhora a condição de trabalho para os funcionários e para o cliente. Além do que melhora a vida de todos os funcionários para que possam produzir mais para a empresa e seus fornecedores.

    Tayde Pires Ramos - Gestão em Recursos Humanos

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  31. O texto nso mostra que empresas hoje mercado estão direcionando cada vez mais recursos e investindo em serviços que possam tornar o ambiente de trabalho menos estressante e mais confortável a seus funcionários,principalmente aquelas que tratam diretamente com o cliente o qual e o caso dos Call Centers.Muitas tem percebido que o bom tratamento dos colaboradores pode trazer não apenas resultados lucrativos à organização, como também um aumento da qualidade de vida proporcionando resultados desejaveis para ambos os lados,trabalhador e empresa.


    Robson Vasconcelos de Menezes
    construcao de edificios-noite
    09210082

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