domingo, 13 de setembro de 2009

A vaquinha leiteira


Autora: Mônica Cristina de Sousa

(Mudança e Comportamento Organizacional)


Vou começar esse texto relatando a história da vaquinha leiteira: Uma família pobre de uma pequena fazenda tirava o seu sustento de uma vaquinha. Trocavam o leite por outros alimentos ou vendiam para suprir outras necessidades. Até que um dia, recebeu a visita de um monge e seu aprendiz gafanhoto. Após conversar e observar o modo de viver desta humilde família, o mestre retirou-se para as colinas. Chegando lá, ordenou ao gafanhoto – seu aprendiz – que fosse até a fazenda e empurrasse ribanceira abaixo a vaquinha da família. – Mestre! A vaquinha é a única fonte de sustento daquela humilde família! Por quê? - O Mestre olhou para ele e respondeu: - Vá!- O gafanhoto, desorientado, cumpriu a tarefa. Foram embora. Passados alguns anos, o mestre e seu aprendiz retornam aquele lugar e se deparam com um cenário totalmente diferente daquele que vira da última vez. Uma fazenda bem cuidada, uma casa grande, bonita, crianças sorridentes brincando na varanda, automóveis na garagem. Intrigado e pensando que aquela família tinha ido embora ou não sobrevivido ao ato que ele mesmo praticou, o gafanhoto aproximou-se e reconheceu um senhor sentado na varanda: - Bom dia Senhor! O que aconteceu com a família que morava aqui há alguns anos? - O Senhor levantou-se e cordialmente respondeu: Meu jovem, depois que a nossa vaquinha morreu, tivemos que buscar outras maneiras de trabalhar para sobreviver. Descobrimos que sabíamos fazer muito mais coisas do que simplesmente ordenhar uma vaquinha.

O que podemos tirar dessa história é o que as organizações devem fazer constantemente, INOVAÇÃO, RENOVAÇÃO, REESTRUTURA, sempre que necessário para sempre estarem trabalhando bem e atendendo bem os seus clientes. Um grande desafio das organizações atuais é criar produtos e oferecer atendimento de qualidade. E o mais importante que isso é conseguir manter esse alto padrão continuamente.

“Empreender e inovar são as duas faces da moeda com as quais se obtém realização pessoal, prosperidade empresarial e bem estar social” (Plonski), este último item deve ser sempre prioridade. O mundo inteiro agora fala em inovar e não é à toa que isso acontece. O mercado mundial se tornou mais exigente e a economia sofreu variações, as quais geraram a necessidade das empresas criarem novos produtos para que se adaptem à nova realidade. Crises geram problemas, mas também geram oportunidades para aqueles que têm em si o empreendedorismo e a inovação. As novas tecnologias estão aí para quem sabe aproveitá-las, mudanças não são facilmente aceitas, mas a sociedade está tendo que se adequar a elas em menor espaço de tempo.

A eficiência e a eficácia também fazem parte dessa historinha, pois as duas andam juntas, uma é a ação tomada para se atingir os objetivos e a outra é o resultado, a meta a ser obtida. Em uma organização, essa diferença se torna mais clara, uma vez que estes dois processos fazem parte da estratégia utilizada para o alcance das metas. Quando trabalhamos com foco e um sentido de missão, sentimo-nos motivados e comprometidos.

14 comentários:

  1. Considerei o seu texto muito interessante e bem escrito.

    Anne.

    ResponderExcluir
  2. Inicialmente gostaria de parabenizar pela idéia do blog, e a poesia do nome.
    Quanto a “A vaquinha leiteira”: Este texto se aplica tanto à organização como à vida em geral. Parece estranho dizer que se deve fugir da zona de conforto, mas, se existe acomodação, resignação falta vida! É como a água estagnada, além de morta não nos permite ver além. Buscar maneiras de inovar, criar, ousar é acertadamente o caminho certo para quem deseja o sucesso e o crescimento pessoal e profissional.
    Parabéns pelo texto Mônica Cristina.
    Um abraço,
    RHosângela Lopes

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que a área de Rh é uma área de constantes transformações e treinar os funcionários para enfrentar essas mudanças.É importante fazer com que os colaboradores entendam que mudar é importante principalmente para oportunidades futuras.
    Mônica parabéns pelo texto Super Criativo!
    Luciana Lima

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto A vaquinha leiteira, pois no texto podemos identificar como um empreendedor tem dificuldades de gerenciar uma organização, pois para o empreendedor era necessário procura ou adquirir conhecimento sobre a área administrativa e não correr ricos dentro de sua organização.com isso procurou vê como o mercado tem crescido diante da tecnologia. Para isso e necessário mudar a forma de pensa dentro da organização procurando inovar, criar, planejar uma nova estratégia para o crescimento da organização. No começo do texto foi identificada a falta de conhecimento sobre o negocio, pois ele tinha visão voltada somente para um produto, e aos pouco o empreendedor foi procurar a qualificação ideal para organização.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu texto, achei muito bem escrito. E o que voce escreveu e a pura realidade as organizações tem que estar buscando continuamente a inovação a renovação e a qualidade em tudo o que faz porque so assim irão crescer alcançar e superar as metas e fidelizar seus clientes.

    Denise Félix.

    ResponderExcluir
  6. Esse texto relata muito bem a realidade de muitas organizações atuais,a comodidade,a estagnação de muitos funcionários estão levando muitas empresas para baixo,portanto sou muito a favor da idéia de renovação e inovaçao pois acredito que através desses dois patamares podemos realmente ir além e atingir objetivos e metas,tanto dentro da organização quanto na vida pessoal.A história da vaquinha é bem criativa e mostra bem claro o quanto devemos nos desprender de hábitos e comodidades negativas do cotidiano.Parabéns professor marcio pela iniciativa do blog,muito interessante para nosso aprendizado diário.


    gyslania marques.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a historia da vaquinha!
    Atraves dessa história podemos identificar que com uma boa visão sistêmica pode se chegar longe, embora seja algo desconhecido com inovacao ciatividade as mudanças ocorrem naturalmente.

    Gelma

    ResponderExcluir
  8. Esse texto me chamou bastante atenção pelo simples fato da história da vaquinha leiteira ter servido como exemplo de mundanças e comportamento organizacional, ter também focalizado todos os aspectos de que as organizações precisam e devem fazer para terem grandes satisfação. A empresa tem que buscar sempre o seu crescimento e para isso tem que está sempre inovando. Quero dizer que o texto foi muito criativo e muito claro as idéias que nele contem. Gostei muito.

    Maria Andréa

    ResponderExcluir
  9. Adorei a historia da vaquinha...
    Ela aborda um fato muito importante que as organizações devem fazer constantemente que é inovar,renovar e reestruturar. Ela foi muito inteligente em abordar esse fato... Parabens!!!

    ResponderExcluir
  10. Alexandra Oliveira disse:
    O texto da vaquinha mostra bem a realidade de muitas empresas e que para se chegar ao posto de bem sucedido e preciso estar verificando as mudanças e inovar. As pessoas de um modo geral são surpreendentes em situações difíceis elas dão a voltar por cima e saem bem sucedidas mais isto só e possível com muito trabalho e esforço porque tudo que vem fácil vai fácil.

    ResponderExcluir
  11. Este texto além de, muito interessante, tem uma leitura agradável e nos traz uma mensagem muito motivadora.Nos leva a refletir e reavaliar nossas atitudes,acho que serviu de inspiração para muitos adquirir coragem para matar sua(as)´´vacas``.

    Fca Alcianne

    ResponderExcluir
  12. a história da vaquinha aborda muito a realidade de muitas empresas,para cerscer em uma organização é preciso ter atitudes,mudanças e inovação.mostra que a inovaçãoe transferencia de conhecimento é bem estratégico e dinâmico,aborda enccarar obstaculos sem medo.
    MARTHA B LINHARES

    ResponderExcluir
  13. O texto relata perfeitamente a realidade das empresas atualmente,as suas varias maneiras de inovação, e de empreender, utilizando bem a criatividade, e uma boa idéia é só aplicar e sair da mesmice para encarar a realidade e o sucesso.
    Parabéns pelo texto bem formulado e claro.
    Parabéns pelo blog!!!
    Muito bom!!
    Régia Paula Alexandre

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante a história da vaquinha, que nos remete ao conceito de empreendedorismo, uma história semelhante é a de dois concorrentes à uma vaga em uma empresa de calçados que são mandados à Índia para fazerem uma pesquisa de mercado para o lançamento de seu produto naquele país, o primeiro deles volta e diz ao seu chefe que desista de lanças seu produto por lá porque as pessoas nem têm o costume de andar calçadas, enquanto que o outro volta muito entusiasmado cheio de idéias e dizendo que lá é o mercado perfeito pois as pessoas ainda não têm o hábito de andar calçadas, não precisa nem dizer quem ficou com a vaga na empresa, certo?
    No mundo globalizado e informatizado de hoje, o profissional criativo e com visão ainda é muito raro e valorizado.

    Fábio Parente Simão

    ResponderExcluir