sábado, 12 de setembro de 2009

Vamos dar as mãos


Autora: Berliete Oliveira

(Mudança e Comportamento Organizacional)

Tudo começa com um sonho, de adequar sua empresa com profissionais eficientes e eficazes que possam trabalhar em equipe com foco no negócio, primando para ter excelência diante de um mercado competitivo e seletivo, pois vencem os mais competentes, os melhores articulados, os que possuem excelência na qualidade do atendimento e dos produtos e serviços ofertados. Nem sempre tudo são vitórias, porém o que vale é estar tentando, inovando, buscando através dos funcionários uma gestão de competências, que envolve o conhecimento, as habilidades e ações. Surge uma administração participativa, girando do menor cargo ao mais elevado. Trata-se de ficar aqueles que gostam do que fazem e permanece quem leva sua profissão e função como uma questão de vida e não apenas pelo emprego. Defender sua instituição durante os períodos de maré alta e se rebolar quando a crise parece não passar. ter que trabalhar duro e fazer a sua parte não apenas por ser só sua, mas por um todo ,por uma causa maior: o cliente e a organização. Somos pessoas com desejos, anseios e valores e vivemos também para outra pessoas. Uma rotatividade cíclica, hoje eu sou o agente e amanhã posso ser o receptor, posso ser aquela pessoa que necessita de um serviço de qualidade e se eu estiver pagando ou não tenho o direito de ser bem assistido, é a parte que me cabe. Sem essa premissa de construir resultados satisfatórios a partir da gestão de pessoas e de recursos humanos, não funcionam os modelos tradicionais de você faz porque sou eu que mando e você obedece porque você está sujeito às minhas ordens.

Vamos dar as mãos, construir e trabalhar em torno de uma unidade por uma causa maior a de um serviço de categoria social, mudando estruturas, inovando e tentando colocar-se num espaço reservado para cada um, que é o seu lugar na sociedade, a sua missão, o seu dom e seus valores. Ser ótimo naquilo que faz e ajudar aqueles que ainda não descobriram o seu norte.

8 comentários:

  1. Parabéns seu texto está muito interessante, pois no mundo em que vivemos com tantas mudanças, temos que realmente trabalhar em parceria dentro de uma organização para obter os resultados desejados, não basta só mandar, exigir dos seus subordinados temos que trabalhar juntos para alcançar os resultados positivos para aquela empresa, trabalhando sempre com compromisso e responsabilidade.
    Eliane Gaspar

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto,pois atualmente estamos passando por várias mudanças no mercado de trabalho, por esse motivo temos que estar flexiveis para aceitar as opiniões de outras pessoas e assim conseguir atingir os resultados esperados dentro de uma organização, ate porque as empresas estão buscando profissionais competentes,criativos e inovador.
    Geisa Lopes

    ResponderExcluir
  3. esse texto traz um compromisso de valores institucionais sendo na organização de uma equipe ,pos hoje vc e um simples funcionario depois vc podera ser o chefe envolvendo a voçe o ato de se rebolar para sua satisfação total,assim seus valores suas desconbertas em suas responsabilidade em tudo em que voçê fizer" faça com garantia de excelência e competências o sucesssuh sera seu"

    ResponderExcluir
  4. Diante dos fatos apresentados do texto podemos ver nitidamente que o bom profissional da atualidade deve estar bem preparado para os desafios e contantes mudanças.E o mais importante é a apresentação que o profissional de hoje não é só uma maquina de gerar dinheiro é tambám de fatio um ser humano que tem sonhos que se bem incentivado é capaz de ultrapassar horizontes.Parabéns Berliente sou sua fã.
    Ass:Mikaele Amaral (RH)2º SEMESTRE

    ResponderExcluir
  5. o comentario so traz um compromisso de valores institucionais sendo na organização de uma equipe ,pos hoje voçe e um simples funcionario depois vc podera ser o chefe envolvendo o ato de se rebolar para sua satisfação total,assim seus valores suas desconbertas em suas responsabilidade em tudo em que voçê fizer" faça com garantia...excelência e competências o sucesssuh sera seu"


    paulo

    ResponderExcluir
  6. Lauriany Braga Marinho25 de setembro de 2009 às 15:47

    O texto relata a mudança como indicador principal na melhoria das organizações, é destacado a melhoria da qualidade e também a evolução das pessoas. O texto me chamou atenção pelo foco no trabalho em equipe para que a mudança aconteça. Isto é de grande valia para as organizações, nivelar informações e comparar resultados é de extrema importância para que a mudança aconteça uma ótima observação descrita em cima dos conceitos de mudança.

    "Mudar é nescesário para que bons resultados aconteçam, mas sem o trabalho em equipe a mudança não acontecerá!"

    ResponderExcluir
  7. Que o trabalho em equipe é um gerador de mudanças organizacionais, está cada vez mais evidente. Com tudo o texto nos mostra o quanto acreditar no que fazemos , no nosso trabalho, também geram essas mudanças, não só para nós mas para toda a equipe. Extender a mão ensinando ou ajudando, a quem tem dúvidas, não significa superioridade, mas sim que vivemos em tempos que exigem mudanças e adaptações constantes e somente aqueles que entenderem isso se manteram no mercado.
    Parabéns pelo excelênte texto!
    Patrícia de Souza- RH

    ResponderExcluir
  8. GOSTEI DO TEXTO, É PRECISO SABER DAR AS MÃOS AO TRALHO. SER UM PROFISSIONAL ATUANTE E ATENTO AS MUDANÇAS NA SUA ORGANIZAÇÕES,SER UM COLABORADOR QUE SAIBA TRABALHAR EM EQUIPE, POR QUE NÓS SÓ NÃO FAZEMOS NADA POIS PRECISAOS UM DO OUTRO, E POR ISSO QUE TRABALHAMOS EM EQUIPE.

    ResponderExcluir