sábado, 12 de setembro de 2009

Criação e gestão do conhecimento organizacional




Auto
ra: Regina Gomes Nogueira Alves

(Mudança e Comportamento Organizacional)

A criação e a gestão do conhecimento organizacional auxilia na identificação dos ativos estratégicos na empresa para obtenção de resultados superiores nas empresas futuras. As teorias alicerçam a aprendizagem organizacional, sendo que as organizações possuem conhecimento interno mas não são compartilhados.

Um gestor do conhecimento deve ser bem flexível, e aberto a distintas interpretações, explorando sempre as possibilidades, os benefícios e as vantagens que podem ser extraídas desta nova gestão que está inserida.

As grandes organizações, para criar e fixar uma grande posição de vantagem competitiva sustentável, estão se preocupando em aplicar métodos de crescimento como: aprendizagem, conhecimento e competência. Conhecimento como exemplo é um grande recurso, dando-lhe uma grande vantagem competitiva, sendo resultado das ações que ocorrem no ambiente da empresa. Esse conhecimento sendo bem desenvolvido sairá como resultado excelente e assim um importante ativo estratégico.

Tratando do exemplo do papel da enfermeira no processo de gestão do conhecimento, posicionando-a na intercessão dos seus fluxos horizontais e verticais de informação, criando assim uma vantagem competitiva sustentável. Em hospitais desenvolver conhecimentos é necessário para adquirir competências, cuidando assim do atendimento ao cliente.

O conhecimento das organizações, provem dos seus processos de aprendizagem e das suas interações que ocorrem em um ambiente de negócios. O conhecimento organizacional, vai se adquirindo ao longo do tempo, impossibilitando assim a imitação donhecimento organizacional, vai se adquirindo ao longo do tempo, impossibilitando assim a imitaços seus concorrentes, sendo representado como a base e os alicerces da história e da cultura organizacional.

Quanto mais detalhado esse conhecimento for, maior será como ativo estratégico, tornando-se assim o fundamento das competências essenciais (muito importantes), pertencendo ao capital humano e existindo somente no cérebro das pessoas.

As competências essenciais, são um conjunto de conhecimentos: Tácito (conhecimento silencioso, calado) e Coletivo (conhecimento exposto para a equipe toda), resultando da aprendizagem produzindo assim, vantagem competitiva para a organização.

A aprendizagem possui dois significados: Operacional (suas habilidades e sua capacidade física visando assim a produção de ações).

Conceitual (Raciocínio por trás do por que as coisas são feitas).

O conhecimento explícito (claro, objetivo) tendo a organização como máquina, assim processando bem as informações, sendo exposto através de palavras, especificações, e manuais, sendo facilmente transmitido e compartilhado com os indivíduos.

A transformação da organização é feita pelo senso de identidade, que é fundamentada na compreensão compartilhada de seu significado, o que se pretende e quais os seus ideais.

As práticas administrativas segundo SENGE, são classificadas em cinco disciplinas pelo "raciocínio sistêmico".

  • Domínio Pessoal: É fundamentado através da prática das habilidades, competências e crescimento espiritual que tem como perspectiva tornar a vida mais criativa, objetivando assim o que é realmente importante.
  • Modelos mentais: São eles que modelam o modo de agir, surgindo os padrões de raciocínio através da disciplina, eles podem trazer á tona, testar e melhorar visões e suposições internas.
  • Objetivos comuns: Todos tem o mesmo foco, buscando em coletividade seus resultados esperados.
  • Aprendizado em grupo: Buscar os resultados que todos do grupo almejam.
  • Raciocínio Sistêmico: É a soma de todas as partes, sendo assim a chave da razão e da intuição.

Segundo Garvin existem dois tipos de organizações:

- As organizações que aprendem: Se dispõem de habilidades para criar, adquirir e passar conhecimentos, refletindo assim novos conhecimentos e idéias. Dessas novas idéias fundamenta-se o desenvolvimento de aprendizado.

NA mensuração através do acompanhamento do aprendizado organizacional, pode se dar através de três estágios: cognitivo (as pessoas passam a pensar de maneiras diferentes); comportamental (as pessoas internalizam suas idéias); melhoria do desempenho (mudança comportamental).

- Organizações que criam conhecimento:Onde o gerenciamento dessas empresas são pautadas em cinco atividades e são elas:

- Solução de problemas de maneira sistemática: visa solucionar os problemas vigentes, buscando assim a qualidade. Exatidão e precisão são precisos para o aprendizado. Assim tem necessidade de ter raciocínio disciplinado e mais atenção aos detalhes.

- Experimentação de novas abordagens: buscam novos conhecimentos para aproveitar as oportunidades, usando métodos científicos, assumindo novos desafios, responsabilidades e não estreitar a criatividade e não sumindo por eventuais fracassos.

- Aprendizado com as próprias experiências: Conduz o gerente a analisar os sucessos e fracassos da organização, aprendendo assim com seus erros e seus êxitos.

- A transferência de conhecimentos rápida e eficiente:

O aprendizado e o conhecimento devem ser rápidos e eficientes para toda a organização, é responsabilidade do gerente o treinamento, apresentações escritas incrementam o processo.

- Aprendizado com as experiências e melhores práticas alheias: as observações externas e investigações dos ambientes organizacionais propiciando assim, o desenvolvimento de novas perspectivas. O benchmarking - processo de identificar, adotar, analisar e implementar as melhores práticas de outras organizações, é um recurso para novas idéias.

- O desempenho sustentável dentre outros fatores, a cultura de compartilhamento de aprendizagem e conhecimento com a obtenção de competências para o cuidado com o cliente.

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